85 jovens com idades entre 15 e 17 anos receberam, na tarde dessa quarta-feira (16), os diplomas de conclusão do ProJovem. A solenidade aconteceu no Centro de Treinamento da Prefeitura e foi marcada pela alegria dos participantes em concluir a participação no programa.

O Projovem Adolescente é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e tem como objetivo principal criar mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, bem como criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

A primeira turma do ProJovem em Patos de Minas teve duração de um ano e meio. Neste período os adolescentes participaram de uma infinidade de atividades educativas e de lazer e frequentaram cursos profissionalizantes, como informática, corte e costura e auxiliar administrativo.

Para os participantes do ProJovem a expectativa agora é conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Muitos deles já conquistaram o primeiro emprego.

E os jovens que quiserem fazer parte das novas turmas do ProJovem que serão abertas em 2010 tem somente até esta sexta-feira (18) para se inscrever. Os interessados devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS 1 (Vereador João Pacheco, 63 – B: Várzea) e II (Av. das Paineiras s/n – B: Jardim Aquários), de 07:30 às 17:30.

Critérios para inscrições:
- 15 a 17 anos
- Pertencer à família beneficiária do Programa Bolsa Família
- Egressos do PETI e/ou vinculados a Programas e Serviços de combate ao abuso e à exploração sexual
- 1/3 das vagas são destinadas à adolescentes abrigados e egressos de medidas socioeducativas

Documentação necessária:
- Certidão de nascimento ou RG do adolescente
- Declaração escolar
- RG e CPF da mãe
- Cartão do Programa Bolsa Família