Dois projetos de cultura desenvolvidos na UFU Patos de Minas foram contemplados pelo Prêmio Destaque de Práticas Culturais “Cora Pavan Capparelli” e um projeto de extensão foi contemplado pelo Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas “Paulo Freire”. A entrega da premiação aconteceu nessa quarta-feira (29).

Os prêmios levaram em consideração as atividades de extensão e cultura que se destacaram no ano de 2019 ou no ano de 2020, coordenadas por docentes ou técnicos/as administrativos/as em cada um dos campi da UFU, com a pertinência de reconhecer as diversas iniciativas de produções extensionistas da comunidade acadêmica da UFU, como forma de promoção e incentivo de atividades de excelência em transformação social.

Após um rigoroso processo avaliativo, os projetos culturais premiados foram “Arte-Graffiti: da Universidade até a Escola” de autoria do discente do curso de Biotecnologia Vinicius Arruda e “Dia do Orgulho Nerd: um recorte da Cultura Nerd em Patos de Minas” de autoria do técnico administrativo Lucas Pires. O projeto “Escritório de Projetos Sociais do Campus de Patos de Minas: uma proposta de formação de gestores de projetos sociais à luz da política de extensão da UFU” de autoria do Prof. Peterson Gandolfi recebeu o prêmio como destaque na extensão.

Extensão e Culturas formam juntamente com o Ensino e a Pesquisa uma tríade acadêmica que definem o papel de transformação que as universidades públicas brasileiras possuem perante a sociedade. “Nós do Campus Patos de Minas, entendemos que a UFU é do povo brasileiro e para o povo brasileiro. Como estamos presencialmente aqui em Patos de Minas, o primeiro beneficiado sempre será a sociedade patense a qual estamos inseridos. Esses prêmios foram frutos de muito trabalho e dedicação. Estamos orgulhosos e honrados em trazê-los para UFU-Patos”, afirma o professor Peterson.