Nesse domingo (06), a quadra do bairro foi colorida por desenhos em grafite.
Um projeto desenvolvido através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Associação de Moradores do Bairro Jardim Esperança está contribuindo para reduzir os índices de violência no local. Uma escolinha de futsal aproxima a comunidade e permite que outras ações sejam desenvolvidas. Nesse domingo (06), a quadra do bairro foi colorida por desenhos em grafite.

A quadra poliesportiva do bairro Jardim Esperança tem um histórico de conflitos. A reforma da estrutura precisou de intervenção dos moradores. Vândalos que frequentavam o local ameaçaram os funcionários. Após a reforma, a Associação de Moradores fez uma parceria com a Polícia Militar para manter o local funcionando.

Desde então, a quadra mantém o Projeto Valorize Seu Bairro. A Escolinha de Futsal é a atividade. Dezenas de crianças e adolescentes participam das aulas e ajudam a evitar que o vandalismo volte a danificar a estrutura. A insistência dos pichadores era o que ainda incomodava a comunidade e os coordenadores do projeto.

Nesse final de semana eles conseguiram o apoio de grafiteiros para transformar as paredes da quadra poliesportiva em painéis de obras de arte. As tintas foram doadas pela comunidade. Um mutirão se formou para colorir cada canto do ginásio de esportes. As primeiras horas de trabalho foram suficientes para deixar o espaço ainda mais alegre e bonito.

De acordo com o sargento Lindemberg, que é um dos idealizadores do projeto, a expectativa é de que as pinturas feitas pelos próprios moradores inibam a ação dos pichadores. O diretor de esportes da Associação de Moradores do Jardim Esperança, Willian Campos, está otimista e espera o apoio da comunidade para manter o espaço público sempre em condições de uso.

Autor: Maurício Rocha