Após três anos de pandemia, o Projeto Terra Sem Sombra retorna com o espetáculo do Quarteto Catarse, em parceria da pianista Miriam Bastos. O concerto será na noite de 28 de maio, a partir das 19h na Catedral de Santo Antônio.

Dez anos em atividade, o Quarteto Catarse é composto pela sérvia Ana Zivkovic (primeiro violino), pelas polonesas Katarzyna Druzd (segundo violino) e Kamila Druzd (viola de arco) e o brasileiro Robson Fonseca (violoncelo).

Os musicistas que já se apresentaram em uma edição anterior do Projeto Terra Sem Sombra possuem formação acadêmica no Brasil e no exterior e fazem parte da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto.

Já a pianista Miriam Bastos é doutora em música pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora efetiva de Piano e Música de Câmara na Universidade do Estado de Minas Gerais, tendo se apresentado em vários países.

O concerto gratuito, que ocorre ao término da Santa Missa das 19 horas, irá contar com obras dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart (Áustria/1756 – 1791) e Astor Piazolla (Argentina/1921 – 1992).

Na segunda-feira (29) também será realizado um concerto especial destinado aos alunos, professores e colaboradores do Conservatório Municipal, situado no interior do Parque Municipal do Mocambo.

O Projeto Terra Sem Sombra, que desde 2006 promove apresentações de música clássica em Patos de Minas, é realizado por meio do Ministério da Cultura e possibilitado devido à Lei de Incentivo a Cultura.

O evento conta com o apoio cultural do HZ Hotel, apoio institucional do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa e a Prefeitura de Patos de Minas e é dirigido artisticamente por Miriam Bastos e produzido por Luana Romão.

Os patrocinadores da iniciativa cultural são as empresas patenses Ditrasa, DB Agricultura e Pecuária, Coferpa Ferro e Aço, Produtos Sano, Medic Imagem Diagnósticos e Clínica da Mulher.

Fonte: Caio Machado