A abertura do avento teve o acendimento da Pira Olímpica.

O Projeto Social Futebol Cidadão desenvolvido pela Polícia Militar de Lagoa Formosa tem contribuído de forma importante com a formação de crianças e adolescentes. Muito mais do que lazer, as aulas de Futsal mantém os estudantes mais distantes do mundo da criminalidade. Nos próximos dias, o Projeto vai testar a habilidade dos atletas em um grande torneio de Futsal.

É a 3ª Copa Futsal Social Xande da Neném. O torneio já virou tradição na cidade de Lagoa Formosa e este ano vai reunir cerca de 180 atletas, entre crianças, adolescentes e mulheres. A abertura aconteceu na noite dessa terça-feira (16) na quadra da Escola Municipal Alzira Borges Souto e teve direito a desfile das delegações, juramento e acendimento da Pira Olímpica.

O torneio será disputado nas categorias Iniciante – atletas de 6 a 9 anos, Infantil – atletas de 10 a 12 anos, Infanto-Juvenil para atletas de 12 e 13 anos, Juvenil – atletas de 13 a 15 anos e Feminino Livre. 21 equipes participam da competição. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. Os organizadores da competição ainda buscam patrocínio para o torneio.

O Projeto Futebol Cidadão foi criado em 2010 e é coordenado pelo sargento Martins e pelo Tenente Teles da Polícia Militar de Lagoa Formosa, que aproveitam seus horários de folga para ensinar valores à criançada. Os voluntários Kiko, Fernanda e Leiliane ajudam o projeto a alcançar resultados positivos.

O Projeto não tem fins lucrativos e quem ganha é a sociedade de Lagoa Formosa. A iniciativa tem contribuído para retirar os jovens das ruas e a afastá-los das drogas e da criminalidade.

Autor: Maurício Rocha