Várias gestantes passaram pelo curso de gestantes intitulado “Primeiro Afeto” na USF do bairro Sebastião Amorim em Patos de Minas. Na manhã desta quarta-feira (27), as futuras mamães receberam kits com banheira, fraldas entre outros materiais para aguardar a chegada do bebê. O programa atende gestantes desde o pré-natal até o pós-parto.

De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Carolina Caixeta, o projeto foi idealizado por várias mãos contando com o serviço de atenção básica, o Unipam, a Mamis Consultoria entre outras. “O objetivo é fazer com que essas mães se sintam mais acolhidas e fiquem cada vez mais próximas do sistema de saúde do município” disse a secretária. O programa possui algumas etapas. A gestante precisa fazer as consultas e participar das reuniões de grupo para ganhar o kit.


Segundo a secretária, assim que a mulher descobrir a gravidez, ela já pode procurar o postinho de saúde e iniciar os acompanhamentos. O kit é composto de banheira, fraldas de todos os tamanhos, pomadas, toalhas, roupinhas entre outros materiais. Um projeto de lei que regulamenta o projeto foi enviado para a Câmara Municipal e será votado na reunião ordinária desta quinta-feira (28).

O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que os custeios do programa serão bancados com dinheiro do orçamento vigente.