Os estudante movimentaram o centro de Patos de Minas.

Um Projeto desenvolvido pela disciplina de biologia da Escola Estadual Antônio Dias Maciel está contribuindo para deixar a população mais consciente para a importância da doação de sangue. Os alunos foram convidados a participar de uma gincana, onde a vencedora será aquela que convencer o maior número de pessoas a fazer a doação de sangue.

Os 120 alunos do 3º ano do ensino médio foram divididos em três equipes. Na manhã desta quinta-feira (06), eles fizeram muito barulho na região central da cidade. Com faixas, cartazes, balões coloridos e apitos, os estudantes tentavam convencer os motoristas a se tornarem doadores de sangue.

O Projeto “Sangue Bom” desenvolvido pela Escola Estadual Antônio Dias Maciel pretende amenizar as dificuldades enfrentadas pela unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas. O resultado com os alunos não poderia ser melhor. Eles sabem direitinho a importância da doação de sangue.

Para doar sangue, é necessário ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, e não ter doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Em Patos de Minas, o Hemocentro fica na rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional, bem no centro da cidade. As coletas de sangue são feitas de segunda a sexta-feira no período de 7h as 11h da manhã.

Autor: Maurício Rocha