Iniciado em março de 2011, o projeto “Biblioteca Móvel: embarque nessa viagem”, criado pela Pedagoga, Professora e Graduanda em Psicologia Arlete de Lima, constitui-se basicamente no incentivo da leitura e da escrita dos alunos por meio da utilização de uma “mala” recheada dos mais diversos livros, jornais e revistas e que podem ser lidos pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, à 3ª Série do Ensino Médio, bem como pelos professores e funcionários do Colégio.

Incentivar a leitura, hoje, às vezes fica difícil, diz a Professora e Graduanda em Psicologia Arlete Lima, pois existem os mais variados meios de comunicação que atraem nossos educandos e desviam o contato com os livros e as possíveis visitas à biblioteca. Foi pensando assim que senti a necessidade de criar em nosso Colégio um projeto de trabalho a ser desenvolvido durante o ano letivo e que desencadeasse nos alunos a vontade de ler e gostar de ler.

Meu objetivo foi colocar os educandos em contato com uma série de livros, jornais, revistas, gibis a serem lidos, vivenciados e criticados, por meio de uma mala que está sempre recheada de excelentes textos e produções literárias. E, o mais importante: se os alunos não vão à biblioteca, a BIBLIOTECA vai até os alunos.

Vale ressaltar que tanto para os alunos, funcionários e professores foi uma grande surpresa eles se depararem com uma mala “ambulante” recheada de livros e os convidando a descobrirem um mundo mágico e encantador pelos corredores, salas de aula, quadra e pátios da escola.

Os idealizadores do “Biblioteca Móvel: embarque nessa viagem” montaram o projeto por entender que a leitura é essencial no processo ensinoaprendizagem. “ Todo aquele que lê e tem acesso a livros tem maior facilidade em aprender e conhecer o mundo; a leitura facilita a compreensão dos conteúdos estabelecidos, e traz benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior for o entendimento e conhecimento, mais poderá o professor avançar e aguçar a curiosidade dos alunos para que busquem as suas respostas nos livros, utilizando-os como instrumentos de pesquisa para a aquisição de novos conhecimentos. O incentivo à leitura é base para construir qualquer tipo de conhecimento ”, informou a professora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola Tiradentes da Polícia Militar de Patos de Minas - MG.