Projeto de Lei que prevê multa a usuários de drogas ilícitas em Patos de Minas pode ser votado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas, marcada para a tarde desta quinta-feira (20). A proposta é de autoria do vereador Cabo Batista e está tramitando no Legislativo patense desde o início do ano, como mostrou reportagem feita pelo Patos Hoje.
O Projeto de Lei prevê multa no valor de 100 UFPMs – Unidades Fiscais do Município para quem for flagrado usando drogas ilícitas em espaços públicos. Como cada UFPM está fixada em R$ 5,31, o valor da multa será de R$ 531,00 e esse valor será dobrado em caso de reincidência em um prazo de 12 meses e também se a infração for cometida nas imediações de escolas e hospitais.
De acordo com o Projeto de Lei, ( veja projeto na íntegra aqui ) são considerados locais públicos as avenidas, as rodovias, as ruas, as calçadas, as praças, as pontes e viadutos, as áreas de vegetação, o hall de entrada dos edifícios e estabelecimentos comerciais e pátios e estacionamentos que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados e a área externa dos campos de futebol, ginásios de esportes e praças esportivas de propriedade pública, além das repartições públicas e adjacências.
O infrator flagrado usando drogas ilícitas terá direito a ampla defesa. O autor do Projeto de Lei prevê a criação de uma Junta Administrativa para avaliar os recursos. Além disso, o usuário que se submeter voluntariamente a tratamento para dependência em drogas terá suspensa a exigibilidade da referida multa.
Na justificativa, o vereador cabo Batista, alega que a intenção é contribuir com a redução no consumo de drogas ilícitas na cidade. Por fim, o vereador orienta a Administração Municipal a fazer com convênio com a Polícia Militar para que a Lei seja cumprida e propõe que o montante arrecadado com as multas seja aplicado em programa de prevenção às drogas ou revertido em benefício de entidades conveniadas.
Max
19/06/2024 18:07Não é matéria de competência legislativa da Câmara. A lei federal não prevê multa inicialmente. Só depois de descumpridas as outras medidas. Como a Câmara institui multa? Acho que faltou assessoria jurídica.
AJP
19/06/2024 17:00Este projeto de lei é flagrantemente inconstitucional. A Constituição Federal de 1988 em seu art. 22, I, determina competir, privativamente à União legislar sobre Direito Penal. Será que nossa Câmara Municipal não tem assessoria jurídica ou comissões que avaliam a constitucionalidade dos projetos de lei?
O PATRIOTA
19/06/2024 16:05ESSES VERIADORES NÃO TEM O QUE FAZER TANTAS COISAS MAIS IMPORTANTES PARA SE PREUCUPAREM ISTO CABE A POLÍCIA RESOLVER TEM QUE IR NA FONTE EM QUEM FORNECE, ESSES VERIADORES TEM QUE PEGAR UMA ENCHADA E IR TRABALHAR.
Drogas nas Festas
19/06/2024 14:58Tem que ir nas festas universitárias. Lá a maioria usa drogas infelizmente. Os futuros advogados. Médicos. Veterinários. Agronomos . Contadores . Dentistas. A imensa maioria desses universitários usam drogas nessas festas universitárias e naqueles bares perto da faculdade
Drogas no MOCAMBO
19/06/2024 14:55Eu garanto que todos aqui no site que são contra esse projeto são usuários de drogas .
Hernesto
19/06/2024 13:56Já passou de hora disto acontecer ,Se quiser usar essas merdas que use em suas casas e não na rua e em praças contragendo crianças e as demais pessoas
De Rossi
19/06/2024 13:39E se o Bope subir no morro da Câmara Patos? : não vai subir ninguém!.. kkkkk pessoas , por favor, peço a vcs, com todo esmero, não sejam ingênuos e joguem todos esses vereadores atuais na sarjeta em outubro.. não deixem nenhum desses sanguessugas lá .... renove geral... suma com esses insensíveis
Cf88
19/06/2024 13:36Cadê o jurídico da CamaraPatos??? Como que permite essas aberrações..kkk projeto já nasceu inconstitucional... a multa nessa condição é sanção penal.. e legislar direito penal, é competência exclusiva da União... ou seja isso é matéria do congresso Nacional... Qualquer um ingressar com uma Ação direta de inconstitucionalidade já derruba essa lei e toda a trabalheira desses vereadores com a invenção maluca
Beto
19/06/2024 13:01Entao podiam fazer um Projeto pra multar quem fica bebado em lugar publico tambem ne?! Incomoda mto mais e faz tanto mal quanto! Cada coisa que aparece em ano eleitoral…
Cristiano
19/06/2024 13:01Tinha que preocupar com fazer clínica pra depende ou ajudar os dependentes químico em vez de mutar cada uma que a gente vê ave Maria
Marcos
19/06/2024 12:57Esse vereador tá mais pra “CABO BALELA”, tentando encher linguiça, não tem o que fazer e tenta inventar moda sem pé nem cabeça! Acorde para projetos realmente valorosos! Acorde CÃMARA MUNICIPAL!!!
Barbartimao
19/06/2024 12:17Tem que fazer mesmo esses usuários d drogas já tá achando q manda tudo,se não fumar perto de um inocente talvez não tera um novo maconheiros
DROGAS NO MOCAMBO
19/06/2024 12:08Alô polícia militar. Prefeito. Vice prefeita . Vereadores e demais autoridades . O parque do MOCAMBO virou ponto de tráfico de Drogas principalmente na áreas de mata perto da represa. Esses traficantes e usuários entram no portao da rua Joaquim Guimarães maia no jardim floresta. Tem que fechar aquele portãozinho . É drogados entrando ali 24, HS por dia . Acorda prefeito Falcão. Vereador Gladston . Comando da PM .
BAR DA MARABA DROGA
19/06/2024 12:02Se for naquele Bar famoso na Av Maraba na esquina de cima do parque de exposições vão multar todo mundo . Todos que vão ali usam drogas
@@@
19/06/2024 11:39Isso chama APITO DE CACHORRO! Esses candidatos sem pauta, chega na época de eleição vem com essa de MULTAR usuário, pq essa polícia não vai atrás dos GRANDES que são os traficantes, puxem pela memória esse CABO, na eleição passada veio com a mesma balela!
João de Barros
19/06/2024 11:32Se a lei for aprovada podem até multar , agora quero ver é se alguém vai fazer um drogado pagar uma multa !
zé da manga
19/06/2024 11:06Esse pessoal da direita nunca se preocupou com injustiças sociais, fome, criação de empregos e saúde pública.