A proposta de criação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia no prédio do Centro Clínico do Unipam deu mais um passo para se tornar realidade. Na noite dessa quarta-feira (30), o Projeto foi apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde. Os atendimentos no novo hospital serão 100% pelo SUS e a intenção é iniciar o funcionamento já nos próximos dias.

O prefeito Luís Eduardo Falcão, o presidente da Santa Casa, Marco Antônio Nasser de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Macedo e a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, participaram da reunião extraordinária e apresentaram todos os detalhes da criação do hospital da Santa Casa.

A Santa Casa vai funcionar no Centro Clínico do Unipam, que já abriga o Hospital de Campanha. A estrutura será ampliada e será cedida em comodato para o município pelo prazo de 30 anos. O novo hospital será de média complexidade e terá 70 leitos clínicos, 30 leitos de UTI adulto e 20 leitos de UTI neonatais.

Os equipamentos da Prefeitura que já estão instalados no local serão cedidos para a Santa Casa. A intenção é oferecer no novo hospital todos os serviços que eram realizados pelo Hospital São Lucas, inclusive a maternidade e a hemodiálise. Os profissionais que atuarão no hospital serão contratados pela Santa Casa.

A documentação está adiantada e a intenção é iniciar os atendimentos assim que houver uma redução da demanda de pacientes de Covid-19 no Hospital de Campanha, já que a estrutura a ser utilizada é a mesma. “Todos nós ficamos entusiasmados e ao mesmo tempo aliviados em parte, sobre o risco eminente da população ficar sem atendimento na sua necessidade hospitalar”, disse o conselheiro estadual de saúde, Pedro Cunha sobre a criação da Santa Casa. “Com este novo instrumento resolve-se uma parcela da defasagem de leitos no município”, concluiu.