A proposta de criação do Polo Agrícola do Alho na região do Alto Paranaíba deu um passo importante nesta quarta-feira (19). Em sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) os deputados mineiros aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei (PL) 1.069/2023, de autoria da deputada Lud Falcão (PODEMOS) que fomenta esta iniciativa.

A proposta busca instituir o Polo Agrícola de Alho como uma iniciativa que unifica produtores e fortalece a cadeia produtiva do alho, com o objetivo de impulsionar a produção e a comercialização do produto na região. A aprovação deste projeto no primeiro turno representa um marco para o setor agrícola e é considerada uma medida estratégica para diversificar a economia local, gerar empregos e promover a inovação no campo.

A deputada Lud Falcão, que é uma das principais defensoras do setor agrícola e ruralista em Minas Gerais, destacou a importância de projetos como esse para fomentar o desenvolvimento econômico e social das áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. "A criação do Polo Agrícola de Alho é uma oportunidade única para transformar a região do Alto Paranaíba, criando uma rede de trabalho integrada e impulsionando o potencial da agricultura mineira", afirmou a deputada.

Agora, o PL 1.069/2023 segue para o segundo turno de votação na ALMG, onde será analisado novamente pelos parlamentares antes de seguir para a sanção do governo estadual.

Com a aprovação do projeto, espera-se não apenas o aumento da produção local de alho, mas também a expansão do mercado, beneficiando diretamente os produtores rurais, além de gerar novas oportunidades de emprego e capacitação na região.