Foto aérea de Patos de Minas - MG ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

No domingo, dia 24 de maio, Patos de Minas completa 123 anos e quem ganha o presente é a população com uma programação cheia de atrações culturais, shows, peças teatrais e tudo que os cerca de 150 mil moradores merecem. As comemorações começaram com a Fenapraça, que teve início na semana passada. O município está preparando uma grande festa popular para a cidade.

Na noite da última quarta-feira, um culto levou as autoridades municipais à igreja Presbiteriana. Secretários, vereadores, servidores públicos municipais e convidados marcaram presença. No domingo, uma missa de ação de graças será celebrada na catedral de Santo Antônio, às 19h.

Para o domingo, dia 24 de maio, a programação será intensa na avenida Getúlio Vargas. Às 8h, terá a sessão cívica no Palácio dos Cristais, antigo paço municipal, com autoridades do Município, hasteamento das bandeiras e hino nacional.

Às 8h30, o público presente cantará parabéns à cidade. Um bolo de 123 metros será distribuído para a população. Cem atiradores do Tiro de Guerra e funcionários da Fundação Promam estão mobilizados para a distribuição.

Segundo Dalva Mota, a partir das 5h, começará a montagem das mesas e lavagem da rua preparando o local para receber o público. “São três dias de preparativos: quinta-feira, sexta-feira e no sábado (amanhã), quando haverá um grande mutirão para embalar os 7.500 pedaços de bolo recheados com doce de leite”, explicou a diretora da Fundação Promam.

E deu trabalho para preparar o bolo. Foram usados 150 kg de açúcar, 230 kg de farinha de trigo, 120 litros de leite, 50 kg de doce de leite, 20 kg de coco ralado e 2.500 ovos. “Os pedaços serão embalados e colocados dentro de caixas de 1 metro cada; ao todo, são 123 caixas simbolizando os 123 anos da cidade. Uma tradição que mantemos desde o centenário de Patos”, ressaltou Dalva Mota.

Depois dos parabéns, as atenções se voltam para o desfile cívico e estudantil na avenida Getúlio Vargas. As autoridades ficam em frente à Praça do Fórum de onde acompanham o evento. Este ano o prefeito de Uberaba, Paulo Piau será homenageado. Ele é autor da indicação do projeto de lei, que resultou na criação da lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, instituindo o Dia Nacional do Milho. Paulo Piau confirmou presença no desfile.

A empresa Agroceres, que mantém uma unidade em Patos de Minas, um importante pólo de genética suína, também será homenageada no desfile pelo desenvolvimento imprimido ao município.

Após o desfile, foi preparada uma grande surpresa para a população patense. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais distribuirão 50 mil espigas de milho cozido, pipoca e picolé de graça. A distribuição será em frente às Escolas Estaduais Marcolino de Barros e Normal.

Durante todo o dia, a expectativa é receber um grande público na Fenapraça que conta com uma praça de alimentação com muitas barracas de comida típica, diversão e brincadeiras para as crianças. À noite, a principal atração é o show da dupla sertaneja Gilberto e Gilmar, às 21h, na Praça do Fórum.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas