A entrega foi feita pelo Sesc e pelo programa Mesa Brasil.

Uma tonelada de alimentos foi entregue para instituições de caridade na tarde desta quinta-feira (23) em Patos de Minas. A entrega foi feita pelo Sesc e pelo programa Mesa Brasil. Oito instituições de caridade foram contempladas com os alimentos. Nossa reportagem esteve no local e conversou com representantes do Sesc e também com o presidente do SindComércio, Eduardo Soares.

A entrega dos alimentos aconteceu na sede do Sesc Patos de Minas na Rua Major Gote. De acordo com o gerente do Sesc, Matheus Oliveira, a escolha das entidades foi feita através de um pré-cadastro no programa Mesa Brasil. Segundo ele, qualquer entidade que queira se cadastrar no programa, pode procurá-lo nas dependências do Sesc. “Hoje, nós temos oito instituições cadastradas e sempre que recebemos algo, nós doamos para essas instituições” disse ele.

Segundo a Nutricionista do programa Mesa Brasil, Camila Lucas da Silva, o principal objetivo do programa é combater a fome e o desperdício de alimento. “Nosso trabalho é visitar indústrias e empresas atacadistas e arrecadando alimentos e distribuindo entre as instituições que mais estão precisando, ou seja, nosso trabalho é buscar alimentos onde está sobrando e entregar onde está faltando” disse a Nutricionista.

Os alimentos que foram doados hoje, segundo a nutricionista, não são aqueles alimentos comuns da cesta básica. Segundo ela, os alimentos fazem parte da complementação alimentar. Foram entregues achocolatados, leite em pó, azeite, cereais entre outros alimentos. Além disso, as instituições também receberam vários quites de higiene pessoal com escovas de dentes, fio dental e pasta dental.

O Presidente do SindComércio, Eduardo Soares, disse que dessa vez foi entregue uma tonelada de alimentos, mas o Sesc já doou outros 1500 quilos em 2020. Segundo ele, o trabalho é feito rotineiramente e que é de extrema importância para auxiliar as instituições de caridade por meio dessas doações que foram repassadas ao Sesc por empresas do comércio patense.

Representando a Casa das meninas, a Irmã Rosiane Cardoso Marim disse que a doação veio em muito boa hora. Segundo ela, com a pandemia, os números de  doações caíram consideravelmente na instituição e que ações assim ajudam na continuidade do trabalho que é feito na casa que, atualmente, cuida de 36 pessoas sendo 24 idosos e 12 crianças.

Implantado há 6 anos em Uberlândia, o Programa Mesa Brasil possui amplo alcance na região do Triângulo Mineiro. Em 2019, foram 272 instituições sociais beneficiadas, colaborando para a melhor nutrição de mais de 70 mil pessoas por meio da entrega de 514 mil quilos de alimentos. Considerando a capital e as outras três unidades do Mesa em Minas, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, ano passado, foram cerca de 320 mil pessoas assistidas por meio de 918 instituições, com uma arrecadação recorde de 3.376 milhões de quilos de alimentos.