Foi iniciado nesta segunda-feira (17) no Centro de Convenções do Unipam em Patos de Minas o Simpósio Regional Justiça na Escola. Centenas de autoridades de diversas áreas e profissionais envolvidos com a educação de toda a região participam do evento. O programa visa contribuir com professores para vencerem os desafios reais nas escolas.

O juiz de direito da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude, Vinícius de Ávila leite, destacou a importância do programa que já é reconhecidamente um sucesso em Patrocínio. A juíza de direito da 2ª Vara Criminal, Solange de Borba Reimberg, foi uma das pessoas responsáveis por trazer o programa para a Capital do Milho. Ela ressaltou que o trabalho busca, além de tudo, disseminar o amor e a paz.

O Prefeito Luís Eduardo Falcão frisou que o programa é uma forma de fazer com que todos se envolvam nas políticas públicas. A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, informou que o programa não deve ser implementado de forma imediata, sendo primeiro elaborada uma lei para regulamentar as ações. O Superintende Regional de Educação Carlos Coimbra espera que o programa seja implementado de forma mais rápida em toda a rede estadual em Patos de Minas e região.

O primeiro palestrante foi o Juiz de Direito, Serlon Santos, Juiz da Comarca de Patrocínio. Ele foi o criador do programa e vem difundindo o programa. Ele discorreu sobre o tema: "A educação e seus desafios; aspectos legais e metodologia; núcleo de apoio às escolas". Em seguida, veio o Procurador da República, Guilherme Schelb com a palestra Segurança nas Escolas. Ele ofereceu conhecimentos jurídicos sobre ações dos professores que não podem acontecer.

Também tem a palestra "Transtornos e dificuldades de aprendizagem, como identificá-los num contexto escolar, considerando aspectos sociais, afetivos e cognitivos (TEA, DI, TDAH) com a psicopedagoga Priscila Gadêlha. Para finalizar o primeiro dia, tem ainda a palestra com Washington de Sá, presidente da Rede Internacional Infância Protegida. Ele palestra sobre "violência contra crianças e adolescentes - conceitos, leis, sinais e sintomas e o papel da educação na garantia dos direitos".

No segundo dia, nesta terça-feira (18), os palestrantes são Washington de Sá, Mizael Silva e Noemi Mendes Alves Lemes.