OOs idosos acima de 90 anos devem começar a ser imunizados em Patos de Minas somente após a chegada de nova remessa de vacinas. A previsão é da secretária municipal de saúde, Ana Carolina, que afirmou seguir uma nota técnica do Governo do Estado para promover a distribuição das doses. Em Minas, profissionais fora da linha de frente de combate à Covid-19 estão sendo vacinados antes dos idosos.
“Não começamos os idosos ainda porque tem uma nota técnica do Estado informando que os idosos serão vacinados após todos os profissionais de saúde. Os profissionais (de saúde), eles entram tanto os profissionais em si, quanto as pessoas que são apoio nos ambientes de saúde, recepcionistas, administrativo, essa parte toda. Então nós estamos seguindo as notas técnicas e deliberações do Estado”, diz a secretária.
A secretária de saúde informou que ainda faltam em torno de 1.300 profissionais de saúde que estão cadastrados, para serem vacinados. Depois que esta etapa for concluída é que os idosos começarão a ser imunizados. “Provavelmente no recebimento das novas doses, lá no final da semana, dependendo de quantas doses vierem, a gente consegue fazer os profissionais de saúde que estão cadastrados e iniciamos os idosos”, concluiu a secretária.
Conforme as orientações, os primeiros idosos a serem vacinados devem ser os maiores de 90 anos. De toda forma, o cadastramento segue aberto para pessoas acima de 75 anos. Os trabalhadores ativos na área da saúde – e aqui entram não só profissionais do segmento em si, mas também todos os funcionários (recepção, serviços gerais, apoio, funerárias e outros) – devem cadastrar-se no www.patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid .
Durante a última semana, a Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose do imunizante em trabalhadores de clínicas médicas, clínicas de imagem e laboratórios de análises clínicas. Também foram feitas algumas clínicas odontológicas para aproveitar frascos de vacinas abertos e não usados na totalidade em outros locais. Isso foi necessário para não ocorrer perda, uma vez que AstraZeneca e CoronaVac vieram com frascos multidoses: 10 doses em cada frasco, que, depois de aberto, deve ser completamente usado em até seis horas.
Já a partir desta semana, 790 doses serão destinadas a trabalhadores da saúde cadastrados, lembrando que será seguida a fila on-line. Essa ordem é exatamente a mesma em que o sistema recebeu as inscrições, ou seja, quem cadastrou-se primeiro será chamado primeiro.
Vale lembrar que a aplicação será agendada. Servidores da Secretaria de Saúde farão contato a partir desta segunda-feira (8) no telefone e e-mail cadastrados informando data e local da vacinação. É essencial que as pessoas fiquem atentas às suas caixas de e-mail e celulares. O último levantamento mostrava que Patos de Minas já havia vacinado 5400 com a primeira dose, sendo 159 de idosos em instituições de longa permanência e 5241 de trabalhadores na área da saúde. Os idosos em Casa de Repouso já receberam a 2ª dose, enquanto 1800 profissionais da saúde receberam a 2ª dose.
Patos de Minas recebeu duas remessas de vacina contra a Covid-19 enviadas, somando 8.970 doses, das quais 7.915 já foram retiradas na Superintendência Regional de Saúde. O restante continua armazenado na SRS para garantir a aplicação da segunda dose em parte do grupo já atendido.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]