A Unidade de proteção de cultivos da BASF promoveu no dia 15 de agosto, em São Paulo, o evento de encerramento da 4ª edição do Prêmio Top Ciência 2008, contando com a presença de aproximadamente 330 pesquisadores e consultores do agronegócio brasileiro e também de outros 11 países da América Latina.
O Top Ciência tem por objetivo premiar os melhores trabalhos científicos nas culturas de soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros e hortifruti (tomate, batata, uva e maçã), avaliando os seguintes quesitos:
- Viabilidade de implementação prática (aplicabilidade);
- Inovação da proposta;
- Qualidade das informações;
- Resultados;
- Fundamentação teórica versus metodologia;
- Cumprimento dos objetivos propostos;
- Fundamentação bibliográfica.

Foram inscritos 282 trabalhos, dos quais 129 foram selecionados como finalistas para avaliação da banca. Destes, apenas 30 foram vencedores, sendo 24 trabalhos brasileiros vencedores e seis da América Latina.

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) teve três trabalhos entre os finalistas, sendo estes do Professor Dr. Evandro Binotto Fagan e dos alunos Takao Enardo Fujimoto e João Paulo Júnior (alunos do 6º período noturno do curso de Agronomia), dos quais o trabalho do Dr. Fagan sobre efeitos fisiológicos da aplicação de fungicidas na cultura da soja foi um dos vencedores.

Os pesquisadores que ganharam o prêmio farão uma viagem técnica à matriz da BASF na Alemanha e também à Áustria, onde terão a oportunidade de ver e trocar experiências sobre as últimas tendências em pesquisas relacionadas com a agricultura mundial com pesquisadores de universidades e da própria BASF.

O coordenador do curso de Agronomia do UNIPAM, professor Ithamar Prada, parabeniza professores e alunos participantes. “ Gostaríamos de agradecer pelo trabalho e por terem representado tão bem nossa instituição. E ao Professor Evandro desejamos que ele possa aproveitar ao máximo esta viagem e que esta possa ser uma oportunidade de troca de experiências com pesquisadores de todo o mundo”, ressalta.