Todos os professores se vestiram de preto e foram com cartazes para frente da escola.

Um grupo de professores da rede municipal e estadual de ensino realizaram na manhã desta quarta-feira (15/03), um protesto contra as reformas previdenciárias e trabalhistas do governo federal. Todos os professores se vestiram de preto e com cartazes com dizeres como “”Viverás, Trabalharás, mas não se aposentarás! Contra a PEC 287”, “Sou Jovem, contribuo desde os 16 anos, e sou contra a PEC 287”.

Os professores da rede estadual se concentrara em frente à Escola Padre José André Caldeira Coimbra, depois se juntaram aos professores da rede municipal, e saíram pelas ruas do centro da cidade. A manifestação recebeu apoio de várias pessoas. “Nosso ato é contra essa reforma que ataca a todos os brasileiros e impõe uma série de desafios no exercício de nossa função” disse o professor Daniel.

Um dos pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/ 2016, do governo Temer, é que seja estabelecida idade mínima de 65 anos, eliminando a concessão do benefício por tempo de serviço. O valor da aposentadoria, de acordo com o projeto, passará a ser calculado levando-se em conta 51% das maiores contribuições com 1% adicionais a cada ano de contribuição.

Na prática, isso faz com que seja necessário trabalhar formalmente por 49 anos para se obter o benefício integral. Além disso, a PEC liquida a aposentadoria especial dos professores, que hoje podem encerrar a carreira com 25 e 30 anos de serviço para mulheres e homens, respectivamente.

Fonte: PO Notícias