De 13 a 17 de outubro o professor do curso de Sistemas de Informações do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Fabiano Azevedo Dorça e o aluno do 6º período Osmar Rabel Júnior participaram na UNICAMP (Campinas-SP) do XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) e XXIII Simpósio Brasileiro Banco de Dados (SBBD).
De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Matias ambos os simpósios são de nível internacional, classificados em nível A na lista Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O evento foi de altíssimo nível, e apresentou à comunidade científica as novas tecnologias e tendências em Engenharia de Software e Banco de Dados”, confirmou Matias. O simpósio contou com palestras e mini-cursos ministrados por renomados pesquisadores, lotados nas mais respeitadas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.
De acordo com o professor Fabiano Dorça, pôde-se notar no evento um grande entusiasmo da comunidade científica com relação às pesquisas voltadas à programação orientada a aspectos e linhas de produtos de software. “Muito provavelmente, em breve, estas tecnologias estarão sendo amplamente utilizadas na indústria de desenvolvimento de software”, informou.
Além disto, foi realizado durante o evento o I FEES (I Fórum de Educação em Engenharia de Software). Na oportunidade, professores de Engenharia de Software de diversas instituições públicas e privadas puderam apresentar e discutir técnicas e ferramentas importantes no ensino de Engenharia de Software.
Segundo o professor Fabiano Dorça, “participar deste fórum, sem dúvida, foi uma grande experiência no ensino de Engenharia de Software, e possibilitará refinar ainda mais as técnicas utilizadas no ensino desta disciplina no curso de Sistemas de Informação do Unipam”.
Para o aluno Osmar Rabel Júnior, esta foi uma excelente oportunidade de se conhecer tópicos avançados em Engenharia de Software e Banco de Dados, além de conhecer problemas em aberto em ambas as áreas e que são objetos de pesquisa em Mestrado e Doutorado de instituições nacionais e internacionais. “Com isto pude ampliar bastante o meu leque de visão em Engenharia de Software e Banco de Dados”, afirmou.
Professor e aluno do UNIPAM participam de simpósio na UNICAMP
De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Matias ambos os simpósios são de nível internacional.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 28/03/2026
- em Cidade
Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Saúde
Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR