Dr. Paulo Roberto Guardieiro, Henaldo Barros, Dr. Marcio Andrey Teixeira IFSP Catanduva e o Dr. Ederson Rosa da Silva - UFU

O professor do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Henaldo Barros, apresentou no dia 1º de março, na faculdade de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sua dissertação de Mestrado intitulada "Proposta de um mecanismo de policiamento de tráfego baseado em token bucket para redes IEEE 802.16".

O tema está relacionado com redes de computadores sem fio, padrão IEEE 802.16. O trabalho foi orientado pelo professor Paulo Roberto Guardieiro. A banca foi formada pelos professores Ederson Rosa da Silva (UFU) e Marcio Andrey Teixeira (IFSP – Catanduva).


A Pesquisa


O padrão IEEE 802.16, também conhecido como WiMAX, é uma tecnologia  promissora responsável por oferecer acesso banda larga sem fio para  usuários finais, fixos e móveis com alta taxa de transmissão de dados. A principal característica fornecida por este padrão, aos usuários finais, é o provimento de qualidade de serviço através de mecanismos de escalonamento, controle de admissão de conexão e policiamento de tráfego tanto na estação base quanto na estação do assinante. Baseado no fato do padrão IEEE 802.16 não definir os mecanismo para provisão de qualidade de serviço, nesta dissertação o autor propôs implementar um algoritmo de  policiamento de tráfego, no sentido uplink, na estação do usuário para  atender as principais classes de serviços definidas pelo padrão IEEE  802.16. O mecanismo de policiamento proposto se baseia na técnica do token bucket para monitorar os pacotes que são gerados pelas aplicações das SSs  antes de serem admitidas na rede.

Fonte: Ascom UNIPAM