O educador Rodrigo Moreira Pinto fez bonito e ficou com o terceiro lugar de todo o estado e recebeu como prêmio R$ 500,00.
O III Simpósio de Esporte na Escola: “boas práticas de Educação Olímpica”, que faz parte do XIV Congresso de Desporto para países de Língua Portuguesa, aconteceu na última semana e reuniu mais de 200 profissionais de todo o estado de Minas Gerais. Patos de Minas foi para a capital do estado com dois professores de educação física e com profissionais da Superintendência. E a cidade foi bem representada. O educador Rodrigo Moreira Pinto fez bonito e ficou com o terceiro lugar de todo o estado.

Rodrigo apresentou projetos desenvolvidos em duas escolas estaduais de Patos de Minas. Pela Escola Estadual Sebastião Silvério de Faria, o educador fez uma apresentação oral de um projeto de incentivo às aulas de tênis. Já na sessão de pôsteres, o docente apresentou a iniciativa que desenvolveu pela Escola Estadual Deiró Eunápio Borges. Esse trabalho consistiu na realização de oficinas de jogos olímpicos para os alunos do Projeto Educação em Tempo Integral. Durante as oficinas, os estudantes participaram de oficinas de atletismo, tênis, ginástica artística e natação.

O patense disse que, apesar das dificuldades para oferecer aos estudantes boas práticas esportivas na escola, com criatividade é possível desenvolver um bom trabalho. Rodrigo apresentou o trabalho que vem desenvolvendo nas escolas e ressaltou uma de suas práticas. Para ensinar o tênis, por exemplo, ele fez uma adaptação da quadra de vôlei para que os alunos tenham condições de aprender a modalidade esportiva que faz parte do quadro olímpico. “As raquetes foram feitas de madeira e a rede foi abaixada à altura oficial do esporte”, informou.

Rodrigo que recebeu um prêmio de R$500,00 também ressaltou a importância do simpósio. “Eu fico lisonjeado por participar do encontro e poder representar minha região. Temos que buscar sempre desenvolver um trabalho diferenciado. No evento, tive a oportunidade de conhecer projetos de outras regiões e de trocar ideias”, afirmou o professor.

O Analista Educacional da SRE/Patos de Minas, Bruno Cristiano Silva Leles, foi outro que destacou a importância da participação dos professores no Simpósio. Para ele, “é uma iniciativa ímpar a participação dos professores de Educação Física e a partilha de experiências no Simpósio. Esse trabalho só faz com que cresçamos e tenhamos maior contato com as várias experiências apresentadas”. O analista demonstrou a dificuldade dos professores em geral de se estar realizando um bom trabalho, contudo é possível melhorar a educação.

Autor: Farley Rocha