Eduardo da Rocha Ferreira - Contador do Sindicato Rural

Os produtores rurais têm somente até o dia 28 deste mês para apresentarem a Declaração do Imposto territorial Rural de 2012. Em Patos de Minas, o Sindicato Rural vai disponibilizar o serviço de preenchimento da declaração para aqueles associados que estiverem em dia com a anuidade sindical, sem qualquer custo adicional. O contador do Sindicato, Eduardo da Rocha Ferreira informou que todos os produtores devem apresentar esta declaração.

De acordo com Eduardo Rocha, o setor de Contabilidade do Sindicato Rural está à disposição para esclarecer dúvidas, preencher e transmitir os dados através do Site da Receita Federal. Para o preenchimento, Eduardo informa que é necessário que o produtor rural traga a declaração do exercício de 2011. Se tiver comprado ou alienado algum imóvel rural de setembro do ano passado até a presente data, tem que apresentar a escritura do referido imóvel.

Os produtores rurais com área acima de 200 hectares têm que informar ainda, a quantidade do rebanho, quando a atividade for pecuária. Eduardo destaca ainda que para declarar as áreas isentas (reserva e APP – Área de Preservação Permanente) deverá, também, ser entregue o ADA – Ato Declaratório Ambiental. Ele alerta os produtores rurais para que estejam atentos quanto ao prazo final de entrega da Declaração do ITR para evitar transtornos de última hora e multa pelo atraso. Os serviços de preenchimento da Declaração para os associados no Sindicato dos Produtores Rurais estão disponíveis no horário de 8 às 12h e de 14 às 17h30min.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural