Produtores rurais, lideranças políticas e autoridades participaram, na manhã desta sexta-feira (26), de um encontro em comemoração ao Dia Municipal do Leite, celebrado neste sábado (27). Realizado na sede da CEMIL, em Patos de Minas, o evento teve como objetivo discutir os principais desafios da cadeia leiteira e fortalecer o agronegócio regional.
O presidente da CEMIL, Vasco Praça Filho, destacou que a data representa um momento de reflexão sobre a importância do setor, considerado um dos maiores geradores de emprego e renda do país, além de ser responsável por manter milhares de famílias no campo.
Segundo ele, um dos principais problemas enfrentados atualmente pelos produtores é o aumento das importações de leite. Vasco afirmou que, atualmente, cerca de sete milhões de litros de leite são importados diariamente pelo Brasil, o que, segundo ele, prejudica a competitividade da produção nacional.
O presidente também chamou a atenção para o aumento dos custos enfrentados pelos produtores, como juros que variam entre 10% e 14,5% ao ano e a elevada carga tributária sobre máquinas agrícolas. Como exemplo, citou que aproximadamente 35% do valor de um trator corresponde ao pagamento de impostos.
O presidente da Coopatos, Célio Humberto, destacou que o leite produzido pela cooperativa e pela CEMIL representa 14% do PIB de Patos de Minas, demonstrando a força da atividade para a economia do município. Ele também afirmou que o setor produtivo do leite está sendo "desprotegido" e que precisa receber uma atenção especial dos governantes.
A deputada estadual Lud Falcão falou sobre a importância da produção de leite em Patos de Minas e na região. A parlamentar destacou que o agronegócio é o setor mais produtivo de Minas Gerais, superando a mineração. Ela também afirmou que apresentou um projeto de lei para que o leite importado de outros países seja comercializado em Minas Gerais com a denominação "leite solúvel".
Após o momento de fala das autoridades, foi realizado um "brinde do leite", em alusão à força do setor produtivo. Patos de Minas se destaca no cenário nacional como uma das principais bacias leiteiras do país.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]