Desde o último dia 16 de novembro, o Banco Central iniciou as operações com o novo sistema PIX, que, além de servir como sistema de pagamentos instantâneos, apresenta outras funcionalidades que prometem facilitar a vida dos consumidores.
Segurança e praticidade são pontos de destaque para quem quer entender o novo PIX. Isso porque, com ele, as pessoas poderão fazer transferências e pagamentos que estarão disponíveis em segundos, tudo de forma descomplicada e utilizando o celular.
Ao invés de preencher os dados pessoais e bancários, quem deseja pagar ou transferir valores precisará informar apenas a chave PIX para realizar a transação. A chave PIX é a forma de identificação do usuário dentro do novo sistema.
O usuário poderá vincular seu número de celular, seu email, seu CPF ou CNPJ (no caso de empresas). O consumidor poderá deixar também que o sistema gere aleatoriamente um código alfanumérico para ser sua identificação ou para que forme um QR Code.
O Procon Patos de Minas percebeu ainda haver muitas dúvidas sobre o novo sistema e, em ação articulada com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), buscou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para que fosse lançada orientação conjunta para consumidores, lojistas e demais usuários do novo sistema, demonstrando haver segurança e vantagens no uso do novo PIX para todas as pessoas.
O lançamento se faz com a participação direta do Procon Patos de Minas, que, na visão do seu coordenador, Rafael Godinho Nogueira, entende que ser necessário esclarecer as dúvidas que ainda pairam sobre o sistema PIX, uma vez que o mesmo revela como sendo extremamente benefício aos consumidores brasileiros.
O consumidor ou fornecedor pode conhecer essas e outras orientações lançadas pelos órgãos através do Posto de Atendimento do Procon Patos de Minas.
Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]