Nesta sexta-feira (25), muitos brasileiros irão às compras para adquirir produtos e serviços aproveitando a Black Friday. A data vem se popularizando no Brasil por oferecer preços mais atrativos aos clientes. Entretanto, os consumidores devem ficar atentos, uma vez que em meio às promoções podem surgir os aproveitadores.

Para proteger os consumidores patenses, o Procon Municipal vai fazer plantão nesta sexta-feira (25). O horário de funcionamento será de 8h às 18h. O órgão de defesa do consumidor funciona no primeiro piso do prédio do antigo fórum na avenida Getúlio Vargas. O coordenador do Procon, Rafael Godinho, também publicou orientações para os consumidores.

O primeiro passo importante é guardar a nota fiscal de compra. O coordenador do Procon lembra que a loja não está obrigada a fazer a troca de produtos, mas que o comerciante pode oferecer esta opção em comum acordo com o cliente, devendo deixar claro as condições de troca.

O Procon lembra ainda que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que, se um produto tiver etiquetas com dois preços diferentes, o cliente tem direito de levar o item pelo menor valor. Outra informação importante é com relação à proibição da venda casa. Uma loja não pode condicionar a venda de um produto com desconto à compra de outro produto ou serviço.

Em caso de produtos com defeitos, o fornecedor deve sanar o problema em no máximo 30 dias, podendo o consumidor exigir outro produto da sua escolha ou a devolução do dinheiro. O Procon orienta os consumidores a exigirem que o produto seja testado ou que seja feita uma demonstração de funcionamento.