A PRF, por meio do Grupo de Fiscalização e Transporte GFT10 - Grupo especializado em Segurança Viária - está coibindo o excesso de peso nas rodovias federais. Somente nos últimos meses, mais de 45 motoristas foram multados e obrigados a retirar o excesso de carga para continuar trafegando na BR 365.
O Grupo de Fiscalização e Transporte da PRF conta com especialistas e instrutores treinados na Universidade da PRF em Florianópolis - Santa Catarina UNIPRF – para fazer a fiscalização. O esforço é para garantir maior segurança viária aos usuários da rodovia, incluindo os próprios motoristas profissionais dos veículos de carga.
A BR 365 recebe atenção especial da fiscalização de excesso de peso por fazer parte da Rede Integração Nacional – RINTER. Além da multa o infrator responde pelo crime de dano ao patrimônio da União (pavimento asfáltico) e tem seu veículo apreendido até retirada do excesso de peso.
Os veículos de carga com excesso de peso, podem aumentar em muito a possibilidade de acidentes graves, devido a diminuição ou mesmo perda total de frenagem. Além do mais, aqueles que andam com excesso de peso prejudicam a própria categoria reduzindo o preço do frete.
Nesses últimos meses foram lavrados mais de 45 boletins de ocorrência policial por excesso de peso. Além das multas de trânsito, os infratores foram denunciados ao Ministério Público Federal para demais providências.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]