A PRF vai iniciar uma operação para evitar acidentes com os romeiros. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Polícia Rodoviária Federal já programou a Operação Romaria 2016. O trabalho intensificado na BR365 começará no dia 1º de agosto de 2016, segunda-feira, às 08h00, e vai até o dia 16. Várias dicas estão sendo divulgadas para garantir a segurança dos romeiros.

De acordo com o Inspetor Terceiro da PRF, como a rodovia não é lugar comum para pedestres, é preciso ter cuidado. A atenção com a visibilidade é um dos pontos mais importantes. “Muitos dos motoristas da BR 365 são de outras localidades, então não sabem do movimento religioso”, explicou.

Para garantir a segurança e evitar acidentes, a PRF sugeriu os seguintes cuidados:

1. Caminhe em fila indiana, no acostamento e no sentido contrário ao do fluxo dos veículos. Onde não houver acostamento, cuidado redobrado. Prefira a vegetação às margens da pista e só um último caso utilize o bordo asfaltado, sempre o mais à esquerda possível;

2. Use roupas coloridas para aumentar a sua visibilidade. Use também faixas refletivas e lanternas;

3. Evite o uso de fones de ouvido e conversas em redes sociais em aparelho celular. É preciso muita atenção. Lembre-se que nas rodovias os veículos trafegam em alta velocidade e grande fluxo;

4. Caso tenha que ir ao carro de apoio, o faça fora da rodovia e fora do acostamento, para evitar aglomeração de pessoas. Peça para o amigo do carro de apoio pará-lo em uma entrada de fazenda ou estrada vicinal.

Uma grande preocupação é com o trecho de Uberlândia até o Rio Araguari. Foi feita uma reforma da BR-365, retirando o acostamento.  O policial ressaltou que o local está muito perigoso e há riscos de acidentes. Para tentar dar mais segurança, uma parte da pista será isolada com cones. Na rodovia, estão programadas diversas rondas diárias, tanto das viaturas de Uberlândia como das de Patos de Minas.

Com relação aos últimos acidentes com mortes na rodovia, o inspetor explicou que ocorreram por se tratar de período de férias escolares, quando o perfil do motorista é muito diferente do usual da rodovia.

Autor: Farley Rocha