Quem não aguentava mais conviver com a seca, incêndios e até ameaça de escassez hídrica já pode ir comemorando. A previsão do tempo mostra que o período chuvoso em Patos de Minas parece estar começando. Nesta sexta-feira (18), os institutos preveem chuva até o início da outra semana. Há alerta de tempestade para a região.

De acordo com o Clima Tempo, nesta sexta, deve haver sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de chuva previsto é de 5,6mm. No sábado (19), o tempo deve fechar ainda pela manhã com chuva que deve se estender pela tarde, sendo que à noite há possibilidade de garoa. O volume de chuva deve ser maior de 10,5 mm. Já no domingo (20), a chuva deve ficar ainda mais volumosa. O dia deve ficar nublado com possibilidade de garoa à tarde e à noite, e chuva à noite. A precipitação prevista será de 24,9mm.

O INMET- Instituto Nacional de Meteorologia- também prevê chuva para os próximos dias e emitiu um alerta de perigo com risco de tempestade. Segundo o instituto, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


De acordo com o INMET, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, as pessoas devem desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Os moradores podem buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Defesa Civil de Minas Gerais alerta para fortes chuvas nas próximas 72 horas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) faz alerta à população mineira para a previsão de chuvas intensas, com possibilidade de vendaval e queda de granizo, entre esta sexta-feira (18/10) e domingo (20/10).

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), ao longo das próximas 72 horas, existe a possibilidade de tempestades com altas taxas de precipitação em grande parte do estado.

Ao longo desta sexta-feira, a previsão é de tempestades isoladas em Minas, com tempestades mais intensas na Zona da Mata. Na metade Sul do estado, são esperados acumulados significativos de chuva de 20 a 40 mm. No Oeste, esses valores devem ficar entre 40 e 60 mm.

Neste sábado, o tempo continua instável, com tempo severo no Oeste do Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce e na Zona da Mata. No Norte de Minas, a previsão é de tempestades isoladas. Na metade Sul do estado, são esperados acumulados de chuva entre 40 e 70 mm, com picos de 100 mm entre o Triângulo Mineiro, Central Mineira e Noroeste de Minas.

Já no domingo, o céu fica parcialmente nublado, com atuação de tempestades severas, associadas a granizo e vendavais, no Oeste do estado. Entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce, o tempo fica nublado e chuvoso. A previsão é de acumulados de chuva entre 40 e 80 mm no Centro/Noroeste de Minas.

A Defesa Civil permanece monitorando todo o estado 24 horas e conta com equipes de sobreaviso em todas as regiões para pronto emprego em caso de necessidade. “Junto aos demais órgãos, entidades e parceiros que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil, seguimos trabalhando para fazer de Minas um estado cada vez mais resiliente. É importante que todo mineiro tenha conhecimento da possibilidade de fortes chuvas e planeje seus deslocamentos para evitar exposição ao risco, por isso é válido estar cadastrado no 40199”, destaca o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, major BM Wenderson Duarte Marcelino.

O serviço de alertas via SMS é gratuito e não precisa de acesso à internet. Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.