Diretores dos clubes reuniram na tarde dessa sexta-feira (20) na FMF. ( Foto: FMF )

Presidentes e representantes dos 12 clubes da primeira divisão do futebol mineiro se reuniram na tarde desta sexta-feira (20) na sede da Federação Mineira de Futebol e definiram as regras para a disputa do Campeonato Mineiro de 2016. A competição terá início no dia 31 de janeiro e deverá seguir a mesma fórmula usada nos anos anteriores.

O Campeonato Mineiro de 2016 terá a participação de América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Tombense, Tricordiano, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova.  Durante a reunião do Conselho Técnico da competição foram discutidos aspectos relevantes para a próxima edição do Estadual e também interesses particulares dos clubes.

Ficou mantido para a próxima temporada o mesmo formato de disputa que vinha sendo utilizados nos anos anteriores. A competição terá 12 clubes na primeira fase, que jogam em turno único. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais e os dois piores colocados caem para o Módulo II em 2017. A final será disputada em duas partidas, com vantagem para a equipe que tiver feito melhor campanha na fase inicial.

Para a fase eliminatória, ficou decidido que os estádios que irão receber as partidas das semifinais e final deverão ter capacidade mínima para 10.000 torcedores. Entretanto, caso dois times do interior do Estado se encontrem em alguma das fases decisivas, a partida, então, poderá ser realizada nos estádios dos clubes sem restrição de público.

O presidente da URT, Roberto Túlio Miranda, concordou com a fórmula de disputa que vinha sendo adotada pela Federação Mineira. O dirigente celeste reivindicou apenas que os jogos realizados em Patos de Minas sejam marcados para o final de semana.

O pontapé inicial do Campeonato Mineiro de 2016 será dia 31 de janeiro e a decisão está marcada para acontecer dia 8 de maio. A Diretoria de Competições da FMF divulgará a tabela do torneio o final deste mês.

Autor: Maurício Rocha