Diversas autoridades participaram da inauguração.

Com a presença de autoridades e diversos empresários, o presidente da FIEMG- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- Olavo Machado Júnior, inaugurou a nova sede da FIEMG Regional Alto Paranaíba na noite dessa segunda-feira (06). A entidade vai funcionar no centro empresarial “Auzônea Rosa Vieira”, prédio onde funciona a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindcomércio.  Familiares do engenheiro João Batista de Paula receberam uma homenagem.

A nova sede conta com 10 espaços e abrange sala do industrial, sala de treinamento, financeiro, posto do BDMG e BNDES, assessorias empresariais, sanitários, almoxarifado, recepção, cantina e um auditório que recebeu o nome do engenheiro civil João Batista de Paula. Contempla ainda uma sala para a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas-Adesp- e outra para o Sinduscon, Sindivest e para o Sindimetal.

Na solenidade, um vídeo sobre a história da FIEMG foi apresentado e a placa descerrada. O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, ressaltou que os novos espaços são mais adequados para os colaboradores promoverem novos negócios. Ele contou que a escolha do espaço foi justamente para integrar às outras entidades que já existem no prédio. "O ambiente é propício para o desenvolvimento do empresário", afirmou.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Júnior, ressaltou a importância da inauguração e disse que Patos de Minas tem crescido muito na área industrial e que o momento no estado é muito bom. Ele destacou alguns pontos que servem de entrave para o crescimento. Para ele, a burocracia, a falta de capital de giro e a escassez de mão de obra especializada ainda são os maiores empecilhos para o crescimento.

Durante a cerimônia, familiares de João Batista de Paula, engenheiro civil, falecido em 2003, por um infarto agudo do miocárdio, receberam uma homenagem. A viúva, Dionísia Fernandes de Paula e as filhas Biana e Monara receberam uma escultura feita com restos de sacos de cimento. Uma foto do engenheiro será afixada no auditório que tem a capacidade para 80 pessoas. O irmão dele, Hélio Braga Coelho, falou com alegria e satisfação da homenagem. Ele aproveitou para tecer algumas críticas em defesa dos empresários.

O prefeito Pedro Lucas Rodrigues cumprimentou os representantes da FIEMG pela inauguração e contou que a cidade tem muito a ganhar com a inauguração. Ele aproveitou para informar que o SESC- Serviço Social do Comércio- também está chegando a Patos de Minas. Depois da cerimônia, um coquetel foi servido para as dezenas de pessoas que participaram da inauguração.

Autor: Farley Rocha