O Assessor Parlamentar, Ernani Spagnuolo, que trabalhava no gabinete do vereador José Luís Borges, foi exonerado na manhã desta terça-feira (26), sob justificativa de manchar a imagem dos parlamentares e da casa legislativa patense. Ele publicou um vídeo, em suas redes sociais, fazendo algumas críticas ao sistema legislativo, o que não teria agradado o presidente da casa, vereador Gladston Gabriel.

A exoneração do advogado e agora ex-assessor parlamentar foi publicada no portal da transparência no site da Câmara Municipal. Nossa reportagem conseguiu o documento que trata sobre a exoneração do servidor. O motivo, segundo a justificativa do presidente, foi um vídeo publicado no perfil de Ernani questionando a conduta dos parlamentares.

No vídeo, o advogado diz que: “O que eu aprendi hoje, é que existe um amadorismo gigantesco na Câmara dos Vereadores de Patos de Minas e esse amadorismo se traduz num único fato de que, uma casa, seja ela um lar, um município, um distrito, uma comunidade, não se nivela pelo seu melhor membro, mas sim pelo seu pior membro...” E continuou dizendo que: “Isso se traduz no quê? Na ausência de trabalhos efetivos e concretos na ausência do cumprimento daquelas funções para as quais aquelas pessoas foram eleitas”.


Outra justificativa apresentada pelo presidente da Câmara, no documento de exoneração, é com relação às críticas feitas à CCJ. No vídeo, Ernani diz que: “A Comissão de Constituição e Justiça é a única, se não me engano, que se reúne para poder discutir projetos e lá não se discute nada, simplesmente se atribuem relatores e esses relatores acabam dando parecer que não são nem por eles feitos”.

Assim que tomou conhecimento, o presidente da Câmara, Gladston Gabriel, emitiu um documento assinado por todos os vereadores, que compõe a mesa diretora, comunicando a exoneração do servidor. Conversas de bastidores na casa legislativa dão conta de que o local deixou de ser um ambiente harmonioso. Segundo fontes ouvidas por nossa reportagem, a casa legislativa tem se transformado em um palco de perseguições, atropelos e de segundas intenções disfarçadas de tapinha nas costas.

Respostas:

Ernani Spagnuolo: Procurado, o advogado e ex-assessor disse que não irá se manifestar sobre o ocorrido.

José Luiz Borges: Procurado, o Vereador disse que não foi comunicado e sequer procurado pela presidência da Câmara. Ele disse que assim que tomar ciência da justificativa irá se pronunciar.

Presidência da Câmara: Nós procuramos a presidência da Câmara Municipal por meio da Assessoria de Comunicação da casa. Eles disseram que o comunicado oficial será publicado amanhã no Diário oficial do Município e só se posicionarão após isso.