A Secretaria Municipal de Educação publicou edital para contratar estagiários para atuarem nos Centros Municipais de Educação Infantil. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, mais de 40 turmas estão funcionando apenas meio período por falta de profissionais para atuarem como monitores.

O funcionando de algumas creches apenas em meio período tem sido motivo de reclamação em Patos de Minas. Muitos pais argumentam que o funcionamento dos CMEIs em apenas parte do dia não resolve o problema. Segundo a Prefeitura, das 198 turmas ofertadas, 154 estão com o quadro completo (educador + estagiário) e as demais 44 com atendimento parcial.

Segundo a Prefeitura, os gastos com pessoal atingiram o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso impede que o município contrate mais servidores para atuarem nas creches. A solução para que as turmas funcionem em tempo integral será a contratação de estagiários.

A Prefeitura abriu mais um processo seletivo para estágio remunerado na tentativa de conseguir acadêmicos em número suficiente para as 44 vagas em aberto. A carga horária é de 6 horas, com pagamento de bolsa no valor de R$ 1.006,00 + R$ 8,00 de auxílio transporte por dia útil.

“É importante ressaltar que o quadro de educadores está completo em todos os CMEIs, sendo a insuficiência de estagiários o motivo pelo qual há turmas sem período integral. Nas salas da educação infantil, o auxílio dos acadêmicos é essencial para garantir o atendimento às crianças, que, pela pouca idade, exigem atenção redobrada e cuidados extras, como banho e auxílio na alimentação”, informou a Prefeitura.

As inscrições para a seleção de estagiários já estão abertas e podem ser feitas até o domingo (10/4) pelo aplicativo Conecta Patos.

“A Semed acolhe a ansiedade dos pais de alunos que ainda não estão nos CMEI em período integral e sabe da importância de a pendência ser resolvida o mais breve possível. Vale ressaltar que a secretaria não tem medido esforços para que isso aconteça”, informou a nota enviada pela assessoria de comunicação.