A assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas publicou um fluxograma das ações que estão sendo realizadas para a substituir a Copasa na concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto no município. A expectativa é de que uma nova empresa passe a operar na cidade em maio do ano que vem.

Segundo o fluxograma publicado pela Prefeitura, os estudos para a realização de uma nova concessão tiveram início em janeiro deste ano. Em julho, os resultados dos estudos foram entregues à Administração Municipal. A comissão concluiu a análise dos estudos e a definição do modelo que será levado à consulta pública em outubro.


A previsão é de que, após aprovação do Projeto de Lei que permite a encampação dos serviços de água e esgoto pelos vereadores, a Prefeitura realize ainda neste mês de dezembro uma consulta pública para ouvir a população. O Patos Hoje realizou uma enquete pelo seu instagram e o resultado foi surpreendente, com mais de 94% dos participantes votando pela substituição da Copasa.

Após a realização da consulta, a Prefeitura vai elaborar um edital de licitação para a contratação de uma nova empresa de prestação dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Esse edital deverá ser publicado em fevereiro de 2024.

Pelo fluxograma apresentado pela Prefeitura, um novo contrato deverá ser assinado em março e, no mês de maio, a vencedora pagará as devidas indenizações à Copasa e assumirá de vez os serviços no município.

A Prefeitura argumenta que a substituição da Copasa por outra concessionária, além de permitir um ajuste nas tarifas, com preços mais baixos para a população, também irá proporcionar uma melhora nos serviços de água e esgoto que são oferecidos no município.