As escolas particulares de Patos de Minas poderão oferecer o ensino presencial a partir de fevereiro deste ano. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (25) em uma coletiva com a imprensa. As escolas deverão cumprir protocolos e, a qualquer momento, o protocolo pode ser revisto.

A coletiva aconteceu com o Prefeito Municipal, Luís Eduardo Falcão, e a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira. Segundo o prefeito, o prejuízo para as crianças já está muito grande e é preciso retomar as atividades de forma presencial. Ele ressaltou que há protocolos a serem seguidos e os pais poderão optar por continuarem na forma remota.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as escolas privadas têm a liberdade de retornar presencialmente em fevereiro, com liberdade para decidir sobre o ensino híbrido ou reduzir a capacidade de forma a cumprir as medidas do protocolo sanitário. "A qualquer momento, o protocolo pode ser revisto ou alterado devido à situação epidemiológica."

Um decreto vai regulamentar esse retorno da educação básica, do zero ano até o ensino médio, nos níveis municipal, estadual, federal e privado. Em toda situação, a família tem a opção de enviar ou não o aluno para a escola.

Como havia sido adiantado pelo Patos Hoje, na rede municipal de ensino, o ano escolar começa no dia 3 de fevereiro e o letivo no dia 04. O retorno em fevereiro continuará sendo não-presencial para adequação, e em março presencial híbrido. Os Centros Municipais de Educação Infantil- CMEIs- também irão retornar, mas com horário reduzido.