As mensagens educativas vão estar em todas as lixeiras.

Além de manterem vivo o título de Capital Nacional do Milho, as lixeiras em formato de milho enfeitam a cidade e cumprem um papel importante na limpeza urbana. Agora, elas ganham uma função a mais: a de levar informação à população numa campanha de conscientização da Prefeitura de Patos de Minas. Iniciada este mês, a campanha leva mensagens de incentivo para que as pessoas se atentem em não jogar o lixo na rua como papéis, latas, garrafas e outros materiais que acabam sendo jogados no chão.

As lixeiras são conhecidas por seu design em forma de milho e são marca da cidade, tanto que foram uma mostradas em uma matéria especial sobre a cultura do milho no ano de 2006 no programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga da TV Globo. Elas estão espalhadas por toda a cidade de Patos de Minas, enaltecendo a cultura do milho e auxiliando na preservação do meio ambiente e manutenção da limpeza dos espaços públicos.

De acordo com o Diretor de Serviços Urbanos e Saneamento, Jair Valadão, em um primeiro momento foram instaladas dezenas de lixeiras por toda a cidade há alguns anos por uma empresa terceirizada e, recentemente, novas lixeiras foram adquiridas pela Prefeitura para serem fixadas em praças e locais públicos onde ainda não havia o equipamento. “Ao todo são mais de 200 lixeiras espalhadas pela cidade de Patos de Minas. De início, já foram adesivadas 70 lixeiras, mas nossa meta é inserir as mensagens em todas elas”, destacou Jair Valadão.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas