A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, juntamente com outros órgãos, lançou nesta quarta-feira (03) o Programa de Arborização Patos Verde. Diversas mudas de árvores nativas do cerrado foram plantadas no canteiro central da Avenida JK. A Praça Abner Afonso também receberá árvores. Quem quiser fazer o plantio em casa pode procurar a Prefeitura ou o Parque do Mocambo.
Nesta manhã, foram plantadas 78 mudas principalmente de ipê-mirim no canteiro da Avenida Jk. Outras 36 serão plantadas na Praça Abner Afonso. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, César Pereira Caixeta, o programa tem o objetivo de rearborizar a cidade. Ele destacou que será feita a substituição de árvores que foram plantadas de forma inadequada.
As espécies que serão plantadas são aquelas nativas do cerrado e adequadas para a zona urbana. As pessoas que quiserem fazer o plantio nas calçadas ou dentro de casa pode pegar a autorização na Diretoria de Meio Ambiente situada na Cidade Administrativa ou ir diretamente até o Parque do Mocambo. Estão sendo distribuídas oitis, resedás, aroeira salsa, calistemo e outras.
A intenção do programa é promover o reflorestamento em áreas de preservação ambiental e parques do município. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, antes da formulação do programa, houve a visita de espaços públicos para verificação das condições para se tornarem possíveis locais contemplados com o programa, além de uma elaboração do planejamento com análises aprofundadas e estudos específicos a fim de serem escolhidas espécies apropriadas e definidas as quantidades a serem destinadas para os locais, de forma a evitar conflitos com os equipamentos urbanos presentes e com o trânsito.
O período chuvoso é o ideal para o plantio de mudas e, para isso, as ações serão intensificadas. Alguns locais já foram definidos como é o caso das avenidas Fátima Porto, Tomaz de Aquino, Arlindo Porto, Paranaíba, Getúlio Vargas, Deputado Binga, João Batista Rodrigues, Edson Nunes da Paula do bairro Barreiro, Presidente Tancredo Neves do bairro Ipanema, Francisco de Paula Ferreira, no Residencial Gramado e Marabá.
O programa também vai contemplar várias praças como: Quatro no bairro Jardim Itamarati, Antônio Simão Basílio no bairro Jardim Panorâmico, CEU do bairro Alto Colina, praça do Cruzeiro no bairro Caramuru e Francisco José da Mota no bairro Ipanema; do prolongamento da avenida Fátima Porto e Travessa Mangabeiras do bairro Jardim Esperança.
Também devem ser feitas ações de educação ambiental para sensibilizar a população a uma adesão voluntária frente à arborização urbana com o plantio de mudas nas calçadas e distribuição gratuita de mudas.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]