Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (14), a nova sede do Centro Clínico de Especialidades Odontológicas - CEO. O órgão está localizada no Centro Clínico Odontológico do Unipam (Avenida Marabá, 831), ao lado da Santa Casa de Misericórdia. O ambiente foi todo estruturado e permitirá que o Centro dobre a capacidade de atendimento.

O espaço foi cedido pela Fepam e pelo Unipam, por meio do Projeto de Integração Ensino-Serviço em Saúde, o Coapes. Com a mudança de local, o número de cadeiras odontológicas no CEO será ampliado de quatro para oito unidades, sendo três dos novos equipamentos doados pelo Rotary Internacional (por intermédio dos clubes rotarianos da cidade).

A maior capacidade de atendimento permitirá que o Centro de Especialidades Odontológicas aumente sua produção, agilize filas de espera e tenha maior potencial para atingir metas e, assim, pleitear mais recursos financeiros para manter e ampliar os serviços ofertados a população.

Funcionamento – Atualmente, o CEO Patos de Minas funciona das 7h às 19h e possui 13 cirurgiões dentistas, um gerente administrativo, 12 auxiliares em saúde bucal, um estagiário administrativo e um auxiliar em serviços gerais. São ofertados os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca; endodontia; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; odontopediatria; atendimento a pessoas com necessidades especiais e prótese dentária.

Para ter acesso aos serviços, deve-se procurar inicialmente a unidade de saúde de referência. Se a equipe de Saúde Bucal da USF considerar necessário, o paciente é encaminhado para o fazer o tratamento especializado no CEO.


Novo serviço


Durante a solenidade, outra boa notícia relacionada à saúde bucal foi anunciada. Patos de Minas conquistou o recredenciamento pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS 432, de 5 de abril de 2023) do serviço de prótese dentária, que havia sido perdido em 2015. Com isso, a partir de agora, o município passa a receber aporte do Governo Federal para confeccionar esses dispositivos protéticos, o que colabora para manter o atendimento e até mesmo ampliá-lo. Embora retomado em 2021, quando a Secretaria de Saúde requereu novo credenciamento, atualmente o serviço é custeado somente com recursos próprios. O serviço é de extrema importância para a população, uma vez que as próteses dentárias vão além de uma questão de saúde pública. Com elas, os pacientes têm de volta a qualidade de vida e a autoestima.