O Centro de Controle de Zoonoses irá fazer testes rápidos em quatro bairros próximos à residência onde vivia a cadela que foi infectada com leishmaniose visceral. A confirmação da doença, ocorreu na noite de sexta-feira (22).

Os testes rápidos serão feitos nos bairros Guanabara, Jardim América e Sobradinho, bairros próximos ao local onde residia o animal que contraiu leishmaniose visceral. Será feito também a identificação dos locais onde há presença do mosquito-palha, transmissor da doença, para logo em seguida ser aplicado inseticida.  A cadela de raça não definida, nasceu em Patos de Minas, tem três anos de idade e foi o primeiro caso da doença em um animal nascido no município. Existem outros casos da doença, porém de animais que vieram de outra cidade.


A cadela receberá o tratamento por 28 dias, no qual ela será medicada. Após o tratamento, o animal deve receberá vitaminas e acompanhamento por toda a vida dele. A vacina contra a doença está temporariamente suspensa em todo o Brasil.

“Sinais clínicos são bem característicos, tem crescimento exagerado de unha, podem ter descamação de pele, queda de pelo, emagrecimento, necrose em ponta de orelha e ferida que não cicatriza. ” Explicou Vanessa Pereira, Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, sobre os sintomas da doença. A doença pode ser transmissível para seres humanos e pode inclusive evoluir para óbito.