O brasão de Patos de Minas está presente em diversos documentos e setores do município. No entanto, os significados existentes no símbolo são pouco conhecidos da população. Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura destacou esses significados que estão muito relacionados com a história e desenvolvimento de Patos de Minas.

O brasão que está presente também na bandeira possui diversos elementos. Os registros da história por trás da construção desse símbolo foram identificados pelo Arquivo Municipal em livro que faz parte do acervo de documentos do município. A obra apresenta discussões e decisões que levaram à criação dos emblemas que hoje representam a cidade.

Na parte superior do brasão, há a imagem de uma coroa com 8 torres, representando a cidade como capital do distrito. O triângulo vermelho no centro do campo azul representa o Estado de Minas Gerais. Os dois machados evocam a coragem dos pioneiros. A cruz tau, acima do triângulo vermelho, homenageia Santo Antônio, padroeiro da cidade. Na parte inferior, são representados os recursos naturais do município.

O livro datado de 1970 traz explicações sobre os elementos do brasão e da bandeira. A obra, recentemente localizada pelo Arquivo Municipal, apresenta registros acerca de discussões e decisões que levaram à criação dos emblemas que hoje representam o município. “Conhecer o sentido dos símbolos do município conectada passado e presente e ajuda a conhecer a identidade de nossa terra”, concluiu a Assessoria de Comunicação da Prefeitura em postagem nas redes sociais.