A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o PROMAM 5.0, firmou uma nova parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação e preparação para pessoas da área urbana e dos distritos para um futuro com mais expectativas de empregabilidade. Essa parceria vai oferecer cerca de 500 vagas em cursos de Inglês, Espanhol, Libras, Informática, o programa AFIN, que é preparatório para Enem e vestibulares, e até um curso básico para a produção de bolos, bombons, doces caseiros e salgados.

Além disso, será desenvolvido um projeto piloto de economia solidária. A partir dele, a ideia e o formato serão levados a outros distritos, para que as comunidades socialmente organizadas possam se desenvolver economicamente e gerar, por meios de ações coletivas, emprego e renda, tornando-se cada vez mais autossuficientes e independentes. Os cursos são gratuitos e terão a duração de 8 meses. Além dos critérios de idade, os interessados passarão por um processo de classificação por critérios sociais, descrito no edital.

Os cursos de Inglês, Espanhol e Libras serão ofertados por meio do Programa SKILLFUL Centro de Idiomas, um programa de extensão da UFU. Em Patos de Minas poderão se inscrever pessoas a partir dos 12 anos de idade que querem aprender uma nova língua. Serão oferecidas 140 vagas. As aulas de inglês terão turmas nos bairros: Alto da Serra, Quebec e Alto da Colina – Praça Céu. As de Espanhol serão ministradas nos bairros: Sebastião Amorim, Ipanema e Alto da Colina. No bairro Sebastião Amorim também será oferecido o curso de Libras. Para os distritos de Patos de Minas serão ofertados cursos de informática, inglês e de culinária básica de salgados, doces caseiros, bolos e bombons. Os cursos de inglês e informática serão destinados a pessoas a partir dos 12 anos de idade.

O curso de inglês será oferecido nos distritos de Alagoas, Santana de Patos, Areado e Pilar. O de Informática nos distritos de Alagoas, Santana de Patos, Areado e Major Porto. O de culinária básica no distrito de Pilar e é destinado para pessoas a partir de 16 anos de idade. Ao todo serão oferecidas 190 vagas. Os cursos de informática e de culinária básica de salgados, doces caseiros, bolos e bombons estão ancorados no Programa Saberes e Extensão, criado para atender demandas diversas por formação ou qualificação que o Campus da UFU Patos de Minas tem sido demandado. Programa Economia Solidária - Outro projeto oferecido nesta parceria é um piloto do Programa de Economia Solidária. Trata-se de um conjunto de ações que serão implementadas junto à Associação dos Quilombos das famílias Teodoro de Oliveira e Ventura (ARQTOV), para que eles possam desenvolver atividades que gerem emprego e renda aos associados. Essas atividades serão acompanhadas por 9 meses no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares (CIEPS). Por intermédio do CIEPS será oferecido um curso e elaborado o plano de autogestão e estruturação de uma loja virtual e física de comercialização de produtos produzidos pela ARQTOV, além da criação de um portfólio de produtos a serem comercializados.

Outra etapa do projeto será a implantação de uma frente de Agroecologia e Ervas medicinais que também cumprirá o propósito de gerar trabalho e renda para o grupo. Esse projeto atenderá cerca de 30 pessoas. A proposta também será levada para alguns distritos de Patos de Minas para prospecção de vocação e interesse dessas comunidades em desenvolver ações que resultem em benefícios coletivos a partir da geração de emprego e renda para os envolvidos. Estima-se que cerca de 200 pessoas sejam abrangidas com essa ação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia (17/4) pelo link http://www.editais.ufu.br/extensao-cultura