Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

A Superintende Regional de Saúde  Noemi Portilho pôs fim à polêmica sobre a transferência de leitos de UTI de Patos de Minas para São Gotardo. A Prefeitura também emitiu uma nota sobre o caso. Em vídeo publicado na internet, o deputado estadual coronel Sandro diz que a mudança ocorreu por falta de gestão municipal em Patos de Minas que não conseguiu adequar espaço para receber os equipamentos.

Ao contrário do que diz o vídeo, Noemi explicou que a falta de espaço para receber o equipamentos é referente ao Hospital Regional, que pertence ao Estado. Ela lembra que a unidade chegou a sugerir a transferência da maternidade ou do serviço de traumatologia para instalar mais leitos de UTI, mas esta alternativa foi considerada inviável.

Como o município de São Gotardo já havia preparado o Hospital Municipal para instalar leitos de UTI, a Superintendência de Saúde decidiu destinar os equipamentos para lá. Noemi Portilho esclareceu também, que não são 10 UTIs completas como o interlocutor afirma no vídeo. Ela explica que são sete respiradores e três ventiladores. O restante dos equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de São Gotardo.

Noemi explicou ainda que os equipamentos são apenas cedidos para atender durante a pandemia. Ela concluiu dizendo que a instalação dos leitos de UTI em São Gotardo não vão trazer prejuízos para a população patense, uma vez que os moradores de lá não terão que se deslocar para receber atendimento em Patos de Minas. A Superintende de Saúde informou que outros leitos ainda serão instalados na região.

Veja a nota na íntegra

Sobre a informação de que São Gotardo recebeu respiradores por falta de estrutura em Patos de Minas, a prefeitura esclarece:

- Segundo a Superintendência Regional de Saúde e conforme exposto em reunião realizada na segunda-feira (29/6) na Câmara Municipal, o plano de contingência do Governo de Minas Gerais prevê a habilitação de leitos de UTI nas microrregiões de Saúde (João Pinheiro, Paracatu, Unaí e São Gotardo) pertencentes à macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo;

- Na referida reunião, a diretora-adjunta da SRS, Mayra Lemos, disse que dez UTIs em Unaí inclusive já estão habilitadas pelo estado. Na mesma oportunidade, ela explicou que um dos indicadores considerados para escolha de São Gotardo deve-se ao fato de que, na época, 60% das vagas de UTI do HRAD estavam ocupadas por pacientes dessa microrregião. Vale ressaltar que novos leitos em outros municípios são para atendimento da macrorregião, portanto, serve também aos patenses;

- Diante disso, a prefeitura entende que a chegada de respiradores a outros municípios da região dá condições de descentralizar o atendimento e servir melhor à população regional. O envio de ventiladores mecânicos será efetivado para Patos de Minas, sendo o Hospital São Lucas prioridade para recebê-los, desde que a instituição conclua a regularização da situação jurídica que a envolve, ou seja, obter o CNPJ próprio do hospital e desfiliar-se completamente da Funam;

- A prefeitura também entende que, descentralizando os atendimentos, os leitos já existentes na cidade estarão mais disponíveis a moradores locais, o que não cessa a tomada de medidas por parte do município para efetivar a habilitação de novas UTIs. Inclusive, o Hospital de Campanha consta no plano de contingenciamento do Governo mineiro.