A Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou nesta sexta-feira (04) que foram confirmados na cidade mais 4 óbitos por Covid-19. A situação preocupa porque a vacinação fez com que há vários meses não se visse este número de vidas perdidas. Para esclarecer a situação e mostrar a importância das doses de reforço, a Prefeitura detalhou a situação vacinal de e de saúde dos últimos óbitos por Covid-19.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as últimas 6 mortes por Covid-19 em Patos de Minas são:

-90 anos - 27/1: duas doses, sem reforço, embora convocado (com comorbidades)

-72 anos - 30/1: duas doses, sem reforço, embora convocado (paciente com câncer em metástase)

-91 anos - 30/1: três doses (com insuficiência renal aguda)

-61 anos - 31/1: três doses (com comorbidades, entre elas asma)

-83 anos - 1º/2: três doses (com comorbidades)

-67 anos - 3/2: duas doses, sem reforço, embora convocado (com comorbidades)

Assessoria destacou que, conforme mostram os dados, é fundamental a terceira dose. “Não é à toa que o reforço foi disponibilizado para a população”, argumentou. Outra situação importante de informar é que a vacinação não é infalível e que, mesmo com ela, pode haver óbitos, porém a eficácia dela é muito grande.

A Epidemiologia destacou que a ação da vacina em cada organismo é individualizada, sofrendo influência, por exemplo, da idade do paciente, de doenças pré-existentes, do sedentarismo, entre outros fatores. Por isso a divulgação de dados vacinais dos pacientes é algo tão sensível e, até mesmo por esse motivo, a Prefeitura de Patos de Minas não trabalha com a informação internados X vacinados. A divulgação pura e simplesmente numérica dessa relação incorre em análise incompleta e com grande risco de incoerências.

A Prefeitura divulgou também um estudo nessa quarta-feira (02) que mostra o quanto as vacinas foram importantes para frear a pandemia da Covid-19. O comparativo do número de mortes antes e após a vacinação dos patenses corrobora o que diferentes estudos já vêm mostrando: nenhuma vacina contra a Covid-19 é de fato 100% eficaz, mas todas estão cumprindo o que prometeram: reduzir os casos graves da doença e as mortes em razão da infecção.

Se comparado aos meses de pico da doença em 2021 (fevereiro e março), o número de mortes em janeiro passado chega a ser quase 24 vezes menor, mesmo esse tendo sido o mês com mais confirmações de Covid-19 em Patos de Minas desde o início da pandemia.