A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na noite dessa segunda-feira (10), recomendação para suspender temporariamente a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. Diante disso, a Superintendência Regional de Saúde orientou que as prefeituras sigam a decisão. Até que o Ministério da Saúde emita comunicado oficial a esse respeito, está suspensa também a vacinação de puérperas com AstraZeneca.

Patos de Minas acatou a orientação e não realizou o atendimento desses dois públicos nesta terça-feira, quando começaria a aplicação de primeiras doses em grávidas e mulheres que deram à luz há até 45 dias. A remessa destinada ao município pelo Governo de Minas Gerais a esses grupos foi unicamente de AstraZeneca. Portanto não há outra marca para ser utilizada no momento. Ainda não há informações se as doses serão substituídas.

Assim que houver atualizações por parte dos órgãos competentes, a Secretaria Municipal de Saúde emitirá novo comunicado. Grávidas ou puérperas que receberam a AstraZeneca por pertencer a outro grupo prioritário já atendido (como trabalhador de saúde) devem consultar o obstetra caso tenham apresentado algum sinal ou sintoma grave após a administração da dose. Fora disso, deve-se manter a tranquilidade, lembrando que o acompanhamento médico é essencial para qualquer gestante.

Fonte: Ascom Patos de Minas