Patos de Minas abriu o cadastro para trabalhadores ativos da educação inscreverem-se na fila on-line da vacinação contra Covid-19. O Ministério da Saúde autorizou a antecipação do atendimento a esse público prioritário em recente nota técnica, e, nessa quinta-feira (3/6), o Governo de Minas Gerais anunciou que a próxima remessa de doses (22ª) já tem parte destinada a professores e demais funcionários da rede pública e particular de ensino. A entrega ao município está prevista para segunda-feira (7/6).

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) informou à Secretaria Municipal de Saúde que uma deliberação ainda será publicada para esclarecer alguns pontos específicos da vacinação de trabalhadores da educação. Mas já se sabe a ordem a ser seguida: os primeiros da fila são os profissionais de creches e da pré-escola, seguidos respectivamente por quem atua no ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, EJA e ensino superior.

Ainda estão nesse grupo os servidores que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Já foi informado também que não entram como trabalhador da educação as pessoas ligadas ao transporte escolar, seja público ou privado. Esses profissionais estão nos próximos grupos prioritários voltados ao setor de transporte coletivo.

Vale explicar que a vacinação é específica para trabalhadores da educação básica, ensino profissionalizante e superior, portanto não estão contemplados profissionais vinculados a cursos livres/extracurriculares, como de idiomas, música, dança etc.

O cadastro – O procedimento para efetivar a inscrição é o mesmo que já vem sendo adotado, ou seja, o usuário cadastra-se no Aprova Digital ( patosdeminas.prefeituras.net ) e depois no processo correspondente à sua faixa de idade. Não é necessário anexar documentos pessoais, os quais são verificados no momento em que a pessoa apresenta-se para receber a vacina. A convocação informando a data e o local do atendimento é enviada por e-mail, e por isso é importante preencher corretamente esse campo no momento de realizar o cadastro.

O vínculo empregatício pode ser comprovado por meio da carteira de trabalho, do contracheque/holerite ou de declaração emitida pela instituição de ensino com assinatura reconhecida em cartório.
Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas