A Prefeitura de Patos de Minas, com apoio da Polícia Militar, cumpre mandados de limpeza em residências no bairro Nossa Senhora Aparecida. Ambos os endereços, ligados ao mesmo casal, estavam abarrotados de lixo. A limpeza começou nesta terça-feira (27) e seguirá, pelo menos, ao longo da semana. Os moradores sofrem da Síndrome de Diógenes, caracterizada pelo acumulo excessivo de lixo.
O Patos Hoje esteve no local e acompanhou o trabalho de limpeza. O que chamou a atenção foi as condições insalubres que o casal vivia no local. No momento que a reportagem esteve no local, os lixos já haviam sido retirados de dentro da casa, mas o lote de fundo estava abarrotado de entulhos, causando diversos focos do mosquito da dengue. Foi possível encontrar praticamente de tudo na residência.
Os servidores encontraram cerca de 20 animais vivendo em meio aos entulhos, como cachorros, gatos e galinhas. Eles estão sendo resgatados pelo Centro de Controle de Zooneses e passarão por avaliação médica.
A nossa reportagem apurou que o casal vem sendo acompanhado pela prefeitura desde dezembro de 2024, quando servidores constataram que eles sofriam com a Síndrome de Diógenes, condição que faz com que a pessoa acumule lixo desordenadamente. A Ordem Judicial de higienização no local saiu nos últimos dias.
A decisão começou a ser cumprida na terça-feira (27), quando já retirados lixos suficientes para encher quatro caminhões caçambas. O casal foi encaminhado para atendimento no CAPS. A ordem de limpeza continua sendo realizada no local e deve seguir nos próximos dias. O casal vive em duas residências, sendo uma de propriedade deles e a outra de aluguel. Em ambos os endereços, foram encontradas grandes quantidades de lixos. Cerca de 25 servidores atuam nos locais.
O Patos Hoje apurou que a decisão judicial foi motivada principalmente pelas condições insalubres que o casal vivia e também devido aos entulhos provocarem muitos focos do mosquito da dengue, colocando os moradores vizinhos também em risco.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]