O prefeito Luís Eduardo Falcão convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (04) e anunciou que vai ter que adotar medidas mais restritivas em Patos de Minas. Ele disse que a cidade vive o pior momento da pandemia da Covid-19 e que chegou a hora de mudar o comportamento.

A médica Sara Tatiana Menezes Rosa, diretoria técnica da UPA, disse que a situação está tão crítica que os médicos estão tendo que escolher quem sobe para a internação.

A secretaria municipal de saúde, Ana Carolina, ressaltou que a lotação dos leitos ocorre nas cidades da região e também nos hospitais particulares. Ela informou ainda que as medidas vão surtir efeito dentro de 15 dias.

O corregedor geral do município, Emerson Gontijo disse que a Prefeitura continua seguindo orientações técnicas para tomar as medidas.

Decreto que será publicado ainda hoje prevê o fechamento de bares nos finais de semana e a proibição completa de eventos em Patos de Minas.

Veja o que diz o corregedor geral do município:

Comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Nos finais de semana e feriados, os estabelecimentos devem ficar fechados, exceto para funcionamento em delivery. Está proibida a retirada dos produtos no balcão.

Comércios em shoppings, galerias, pátios e correlatos poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Nos fins de semana, os estabelecimentos devem ficar fechados, podendo funcionar apenas em delivery.

Supermercados, mercados, mercearias e afins poderão funcionar todos os dias de 07h às 22h - o horário de funcionamento foi estendido para evitar aglomerações.

Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética poderão funcionar de segunda à sexta, de 09h às 18h.

Restaurantes, pizzarias, praças de alimentação, bares e depósitos de bebidas poderão funcionar de segunda à sexta-feira, de 09h às 18h, e ficarão fechados nos finais de semana, Em todos os dias da semana, incluindo aos sábados e domingos, esses estabelecimentos poderão funcionar como delivery. Também serão os únicos locais em que a retirada em balcão será permitida.

Atividades de ensino regular funcionarão até às 22h, exceto em finais de semana e feriados.

Atividades recreativas e eventos sociais e corporativos estão proibidos

Clubes sociais e academias poderão funcionar de 05h às 19h

Bancos seguirão funcionando de 10h às 15h, de segunda à sexta. Casas lotéricas poderão funcionar aos sábados.

O prefeito Luís Eduardo Falcão destacou que o município está adotando todas as medidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade e pediu a colaboração da população. O chefe do executivo municipal disse que o Decreto entraria em vigor ainda nesta quinta-feira (04), no entanto o início da validade acabou ficando para esta sexta-feira (05). Veja o decreto na íntegra!