Júlio André de Oliveira, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba.

O prefeito da cidade de Tiros, Júlio André de Oliveira, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba – AMAPAR. Ele foi eleito por aclamação na última sexta-feira em assembleia na sede da entidade em Patos de Minas para assumir o lugar que, ao longo de 2017, foi ocupado pelo Prefeito de Patrocínio Deiró Marra.

O prefeito de Tiros, Júlio André de Oliveira vai comandar a AMAPAR durante todo o ano de 2018. A assembleia elegeu e empossou ainda a diretoria do CISPAR – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba. Também eleito por aclamação, o prefeito de Guimarânia, Adílio Alex dos Reis continua como presidente do Consórcio.

Júlio André de Oliveira agradeceu à confiança dos prefeitos e destacou os principais desafios da sua gestão. “A proposta é melhorar a estrutura da AMAPAR, principalmente em relação aos recursos humanos que serão fundamentais nas questões relacionadas à Supram, aos licenciamentos ambientais e convênios nos municípios”. O novo presidente ainda falou sobre as dificuldades financeiras por que passam as prefeituras e enfatizou que uma das prioridades é atuar junto aos governos estadual e federal na captação de recursos. “É um ano político e essa é a oportunidade de conseguirmos apoio para nossa região”, comentou.

O prefeito de Tiros pediu engajamento e união de forças para o desenvolvimento regional e comentou que este é o caminho principalmente para os pequenos municípios, que dependem muito desta parceria entre as prefeituras. “A AMAPAR faz justamente esse trabalho de intermediar e orientar os prefeitos. Acredito muito na força da associação enquanto representante dos municípios da região”, comentou.

CISPAR - Criado em 2013 o Consórcio tem apoiado as Prefeituras na execução de políticas públicas em diversas áreas. Um dos projetos viabilizados através do Cispar foi a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, feito através de convênio com o Unipam. Também através do Cispar, municípios da região estão conseguindo oferecer os serviços de manutenção de iluminação pública, demanda que foi repassada às Prefeituras no início de 2015.

O CISPAR também já está trabalhando em outros projetos, como a aquisição de medicamentos e gestão de frotas, todos os serviços visando a otimização dos processos de aquisição de bens e serviços e também a redução de custos para as prefeituras.