O uso de máscara ao ar livre voltou a ser obrigatório em Patos de Minas. O Prefeito Luís Eduardo Falcão fez o anúncio da retomada das máscaras na manhã deste sábado (15). A intenção é frear a nova onda de Covid-19 que vem crescendo no município. O decreto foi publicado no início desta tarde.

De acordo com o Art. 1º do Decreto 5176 de 14 de janeiro de 2022, "fica obrigatório o uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos".

O uso de máscara foi considerado opcional em novembro do ano passado, quando a situação estava bastante tranquila, com poucos casos diários no município. No entanto, com o aumento de casos, principalmente pela nova variante Ômicron, é preciso voltar com a medida, em que pese os casos estejam sendo bem mais leves devido à vacinação.

Porém, ele afirmou que a medida é necessária para conscientizar a população. Não é um decreto que vai fazer com que a população use a máscara. Esperamos que medida seja temporária e eficaz”, disse. Segundo o Prefeito, a medida é importante porque apesar de não haver internações, o grande número de casos vem sobrecarregando os sistemas de saúde, tanto público, quanto particular.

Um decreto foi publicado em edição extraordinária nessa sexta-feira (14) para permitir que a Prefeitura contrate profissionais de forma emergencial para atuar no sistema público de saúde do município. Os novos profissionais serão para atuar no novo centro de atendimento a COVID-19, substituir vários servidores da área de saúde que estão afastados por licença saúde e cobrir o déficit de servidores.