A Feira do Empreendedorismo mais uma vez movimentou a Praça do Fórum em Patos de Minas.

A Feira do Empreendedorismo mais uma vez movimentou a Praça do Fórum em Patos de Minas. O evento que já se tornou uma tradição na cidade negociou inúmeros produtos e os milhares de estudantes saíram no lucro. Fabricados pelos próprios alunos, os diversos itens foram o maior sucesso e algumas escolas tiveram que fechar a feira antes das 11h00.

Bem cedo neste sábado (12), professores e estudantes das 13 escolas municipais começaram a organizar os estandes. Os alunos da Fundação Proman confeccionaram diversos enfeites natalinos. A Professora de artes, Eliana Domingues Braga, explicou que trabalhou com os alunos em duas aulas por semana e conseguiram fazer belos potes e quadros.

A estudante de 14 anos, Jhulia Ster, adorou participar dos trabalhos. Ela apresentou toda orgulhosa o maior quadro que ela mesma pintou. Jean Ferreira Soares, controlador do Proman, ressaltou que tudo que for arrecadado será dividido entre os próprios alunos. “Nós temos ainda diversas atividades como xadrez, capoeira, musicalização e outros”, informou.

E não parou por aí. As escolas levaram enfeites de natal como guirlandas feitas de CDs, tapetes, panos de pratos, mudas de plantas frutíferas e ornamentais, pamonha, doces e roupas. A Escola Municipal Maria Inez Rubinger levou para a feira adubos orgânicos e um extrato feito de citronela que elimina além dos insetos mais comuns também o que transmite a dengue.

A praça ficou completamente tomada e o sucesso foi grande. A Escola Municipal José Paulo de Amorim, do Distrito de Pindaíbas, vendeu todos os hortifrútis e trufas que levou para a praça. Por volta das 11h00, já não havia mais nada para ser comercializado. Como o calor estava forte, a venda de picolés também foi alta e deixou os empreendedores com um sorriso no rosto.

O Reitor do UNIPAM, Milton Roberto de Castro Teixeira, também participou da mostra. Após comprar alguns hortifrútis, ele falou com orgulho de ver os estudantes e professores empreendendo.  O prefeito Pedro Lucas também participou da feira e levou alguns produtos para casa. O prefeito, eleito José Eustáquio, aproveitou para elogiar a mostra e dizer que no seu governo o projeto vai continuar.

O vereador, Braz Paulo, e a Gestora do Sebrae, Rosania Lima, também destacaram a importância de se desenvolver a cultura empreendedora entre os estudantes. E tudo já está servindo de exemplo para outras cidades. Uma equipe completa de João Pinheiro compareceu à feira para entender como Patos de Minas vem promovendoda cultura empreendedora.

Autor: Farley Rocha