Mesmo com a estiagem e a forte redução do nível do Rio Paranaíba, a orientação da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros é para que as mais de 80 famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes em Patos de Minas não retornem para suas casas. Os órgãos de defesa civil não querem repetir os erros do ano passado, quando muitas famílias voltaram com suas mudanças e foram surpreendidas por uma segunda enchente ainda mais forte.

"A Prefeitura de Patos de Minas acompanha a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal de que ainda não é prudente o retorno para casa das famílias atingidas pela cheia do Rio Paranaíba. O rio não retornou para o nível considerado seguro (cerca de 6 metros), e as condições meteorológicas apontam retorno das chuvas nos próximos dias", diz nota encaminhada pela Prefeitura.

A orientação é para que as famílias aguardem orientação da Defesa Civil para retornarem. "Apenas com o aval dos órgãos competentes, a administração organizará a volta dos moradores, mas não antes de apoiá-los na limpeza das residências (assim como no ano passado) e fazer a correta higienização das vias na região afetada. A Defesa Civil também verificará os imóveis que venham a apresentar avarias.

O Corpo de Bombeiros vem fazendo um trabalho constante de monitoramento do Rio Paranaíba em diversos pontos. O órgão é que deve apontar o momento mais adequado que para as famílias possam retornar às duas casa.