Os patenses podem ir preparando o bolso. A população vai começar a pagar Tarifa de Esgoto já a partir do mês de março. É o que estabelece o Contrato assinado entre a Administração Municipal e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), que passa a explorar o serviço a partir deste mês.

Pelo contrato assinado no dia 22 de dezembro do ano passado, pelo ex-prefeito Antônio do Valle e pelo Governador Aécio Neves, a COPASA assume o sistema de esgotamento sanitário de Patos de Minas. A partir de março, a Companhia já estará cuidando da coleta dos dejetos produzidos pela população se preparando para a construção da Estação de Tratamento do Esgoto.

E assim que assumir o serviço, a população já vai começar a pagar a Tarifa de Esgoto. A princípio, os consumidores vão ter que desembolsar 40% do valor que é pago com água para custear o esgoto.

Quem paga R$ 30,00 de conta de água, por exemplo, vai passar a receber um talão da COPASA com valor de R$ 42,00. E isso é só o início. Este percentual, de acordo com o contrato, vai subindo gradativamente e poderá dobrar o valor que é pago hoje pela água, quando o sistema de coleta e tratamento do esgoto estiver totalmente concluído.

O Contrato com a COPASA está sendo questionado pela Administração Municipal. A Advocacia Geral do Município está analisando as bases do convênio para saber se há algum tipo de irregularidade.